Aplicativos dos Bombeiros facilitam consulta a licenças e agilizam resgates em caso de acidente entre veículos

0

A tecnologia torna-se cada dia mais importante para as pessoas e os negócios. E ela é aliada também do Corpo de Bombeiros de São Paulo. A corporação disponibiliza quatro diferentes aplicativos para o uso de seus profissionais e da população.

Resgate dos BombeirosO Rescue Sheet Brasil, por exemplo, disponibiliza às equipes de resgate todas as informações de um veículo necessárias para agilizar o atendimento às vítimas em caso de acidentes.

A ficha de resgate mostra onde se encontram os componentes de alta tensão, as cargas dos airbags, que tipo de combustível o veículo utiliza e quais os melhores pontos de corte da carroceria, entre outros.

Já o app Bombeiros SP ajuda a checar se uma licença emitida pela corporação para um estabelecimento está regularizada.

Conheça todos os aplicativos utilizados pelos Bombeiros paulistas abaixo:

Bombeiros SP

O aplicativo permite conferir se a licença concedida pelos Bombeiros, atestando se uma edificação está dentro da validade. Para fazer isso, basta realizar a leitura do QR Code contido em todos os documentos emitidos pelo governo do estado – e o app mostrará instantaneamente a situação atual dele. Vale lembrar que esse documento deve estar sempre acessível, em local visível, e disponível para todo cidadão. Disponível para Android e iOS.

Bombeiros IT – Instruções Técnicas

A intenção deste app é facilitar a visualização do Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco. As Instruções Técnicas, também chamadas de ITs, foram elaboradas pelo Corpo de Bombeiros e contêm informações e procedimentos necessários para evitar riscos.

Ao seguir as ITs, as empresas conseguem todas as informações de que precisam para implantar projetos que garantam a segurança contra incêndios. Cada uma delas trata de um tema, como a implantação de uma brigada de incêndio. Disponível apenas para dispositivos Android.

Rescue Sheet Brasil

O app fornece às equipes de atendimento de emergência e aos motoristas uma ficha de resgate, documento que traz todas as informações técnicas necessárias para abrir um veículo com rapidez e segurança.

Ele foi criado levando em consideração a dificuldade enfrentada pelas equipes de resgate ao se deparar com um veículo envolvido em um acidente: saber onde cortá-lo para salvar vítimas.

As fichas de resgate indicam onde se encontram os componentes de alta tensão, as cargas dos airbags, que tipo de combustível o veículo utiliza e quais os melhores pontos de corte da carroceria.

Ele foi desenvolvido pela Escola Superior de Bombeiros e contou com a participação de montadoras e importadoras de veículos. Além de ser utilizado pelos profissionais, o aplicativo permite que motoristas imprimam o QR Code de seu veículo, deixando-o em local visível do automóvel. Se, ocorrer um acidente, o QR Code pode agilizar a consulta à ficha de resgate. Disponível para Android e iOS.

NOc – Notificação de Ocorrência

Destinado exclusivamente aos integrantes do Corpo de Bombeiros de São Paulo, este aplicativo permite acompanhar até 3 viaturas operacionais e, dessa forma, alarmar, informar o histórico inicial e permitir a roteirização do bombeiro até o local de uma ocorrência. Disponível apenas para dispositivos Android.

Leave A Reply

Your email address will not be published.