Acordos de cooperação incrementam ações de bombeiros no Brasil e no mundo

0

Vivência. Esta palavra impulsiona não apenas o trabalho dos bombeiros no Brasil, mas também é um termo que congrega instituições internacionais e promove a troca de experiências, por meio de reuniões, viagens assinatura de acordos de cooperação e treinamentos. Assim, os Corpos de Bombeiros pelo globo se unem em prol da máxima: “Vidas alheias, riquezas a salvar”.

Um exemplo ocorreu em fevereiro no Paraguai, quando um prédio de 12 andares na região da Ponte da Amizade, na fronteira com o Brasil, pegou fogo e militares do Paraná se deslocaram para ajuda. Não houve feridos. “Ao todo, desde o início dos trabalhos, foram enviados 12 bombeiros, duas caminhonetes e dois caminhões. Inicialmente, os bombeiros paranaenses ajudaram as equipes paraguaias levando equipamentos para auxiliar na fase de rescaldo do incêndio, controlando e extinguindo pequenos focos de fogo dispersos que havia no edifício. No dia seguinte, porém, o incêndio voltou a tomar força e uma equipe maior se deslocou ao local para auxiliar a corporação paraguaia no combate ao fogo”, informa nota.

 

Acordos internacionais

 

Como visto, a troca de informações e experiências com outros países é de extrema importância. No Distrito Federal, integrantes da Embaixada da República Italiana no Brasil e da empresa fornecedora de insumos para o setor aéreo Leonardo do Brasil visitaram o gabinete da Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Coronel Mônica,com foco em discutir o papel dos helicópteros da companhia no cenário da Segurança Pública do DF e do Brasil.

Segundo nota, o diálogo objetiva ressaltou a importância desses equipamentos no apoio às operações de segurança e resgate:“Sr. Francesco Moliterni, adido da força policial ‘Arma dei Carabinieri’,  enfatizou a vontade da companhia em ampliar sua participação nas frotas das forças de Segurança Pública brasileiras, por meio de seus helicópteros altamente especializados e desenvolvimento do pós-venda, junto a parceiras”.

Já representantes do Comando de Operações de Defesa Civil (CODEC) do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e da Defesa Civil do Rio de Janeiro estiveram na Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA): O objetivo foi conhecer os projetos de cooperação em desenvolvimento na área de defesa civil. O Japão é um importante parceiro na promoção de ações de prevenção e resposta a desastres naturais no Brasil, compartilhando a vasta experiência com terremotos, tsunamis e tufões”, destaca a Secretaria de Segurança do GO.

A pasta destaca que a JICA é patrocinadora de programas a bolsistas de países em desenvolvimento, como o Brasil, para fomento de conhecimentos técnicos avançados em defesa civil.

 

Ações internas

 

As atividades dos bombeiros também se fortalecem por meio de acordos que espraiam para outros departamentos, autarquias e instituições públicas e privadas no próprio estado ou pelo país. Em novembro, o Corpo de Bombeiros da PMESP assinou uma cooperação inédita com a Secretaria Municipal de Educação (SME) com o intuito de preservar a integridade física dos estudantes e professores da Rede Municipal, bem como do patrimônio, por meio de capacitação e treinamento.

Segundo informações da pasta, a integração vai permitira implementação de ações educativas e de capacitação de servidores da SME para o atendimento emergencial dos estudantes nas escolas públicas, em atendimento à Lei Lucas (federal nº 13.722), obrigatória a capacitação de professores e demais funcionários sobre noções de primeiros socorros.

Também envolve o Programa Bombeiro na Escola, com atividades aos alunos também aprenderem a socorrer, bem como a identificar situações de risco. “O acordo de cooperação também garante a criação de brigadas de incêndio nos estabelecimentos e atualização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB),além de apoio técnico às obras e reformas das escolas municipais”, destaca nota da SME.

No Maranhão, o Corpo de Bombeiros e Defensoria Pública (DPE/MA) firmaram parceria recentemente, para expertise e integração institucional entre os órgãos. A corporação também certificou a primeira turma do Curso de Brigada de Emergência da Defensoria, formada por 31 alunos, entre servidores, colaboradores e estagiários da DPE/MA.

O treinamento promovido teve em escopo medidas de prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e evacuação segura de áreas de risco: “Com a assinatura do termo de cooperação técnica e a capacitação de brigadistas, visamos fortalecer e prestar o melhor serviço à população que é assistida pela Defensoria Pública”, endossa o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

 

Foto: SME-SP

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link