ABNT instala Comissão de Estudo de Segurança Contra Incêndio em Baterias
O Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (CB-024) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, lançou nesta quinta-feira (25), a ABNT/CE-024:102.009 – Comissão de Estudo de Segurança Contra Incêndio em Sistemas contendo Acumuladores de Energia.
O lançamento foi realizado em evento transmitido pelo Canal do YouTube do CB-024 e contou com a participação dos principais especialistas do mercado, com a coordenação do Superintendente do ABNT/CB-024, Rogério Lin e apresentação do presidente da ABNT, Mario William Esper.
“A ABNT sempre na vanguarda das inovações e novas tecnologias instaura mais uma comissão de estudos de tema importante e atual que trata de sistemas contendo acumuladores de energia e as técnicas necessárias para segurança contra incêndio, uma questão que vem causando grande preocupação devido ao crescente uso de baterias em equipamentos estacionários ou móveis”, destacou o presidente do seu discurso.
Prevenção nas baterias
Para Rogério Lin, os amplos usos das baterias é um grande avanço para a humanidade permitindo que sistemas de painéis fotovoltaicos gerem energia durante o dia, acumule o excedente e o mesmo seja disponibilizado para uso a noite, quando os painéis solares não estão operantes. Da mesma forma, a portabilidade de energia e a mobilidade urbana permite utilizar celulares, ferramentas e veículos eletrificados com mais conforto e muitas vezes com menor impacto ao meio ambiente.
“À medida que os acumuladores de energia aumentam a sua densidade energética, surgiram novas tecnologias como as baterias de íons de lítio, que são mais eficientes no carregamento e na durabilidade e vida útil que oferecem. Ao mesmo tempo, criaram potenciais riscos que devem ser mitigados e controlados não somente na sua origem, como também em casos onde são inevitáveis. Um dos riscos existentes é a fuga térmica, fenômeno que ocorre raramente, mas que gera um risco de incêndio de grande impacto, principalmente quando localizado dentro das edificações”, ressaltou o diretor.
Diante desse cenário, o Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (CB-024) da ABNT, convoca especialistas de múltiplos setores: veículos eletrificados (automotivo, máquinas, marítimo e aéreo), ferramentas portáteis sem fio, eletroeletrônicos contendo bateria, recicladoras de baterias, sistemas fotovoltaicos, eólicos, outros com acumuladores de energia, fabricantes, montadoras de baterias, Comitês Brasileiros e seus especialistas relacionados (Elétrica, Transporte, Construção Civil, Automotivo, dentre outros), Associações e Entidades envolvidas e todos setores e responsáveis técnicos por edificações residenciais, comerciais e industriais que possam contribuir com esta Comissão de Estudos. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail: cb-24@abnt.org.br.