Abendi e ABPEx criam certificação para qualificar profissionais expostos a ambientes explosivos

0

O mundo acompanhou perplexo a tragédia protagonizada pelo Líbano, quando 2.750 toneladas de nitrato de amônio provocaram uma grande detonação, matando 137 pessoas e deixando outras cinco mil feridas. Composto usado como fertilizante e também na fabricação de explosivos, a partir do momento em que foi guardado em um contêiner no porto da capital libanesa, aquela área, automaticamente, se transformou em uma atmosfera explosiva.

Dispostas a contribuir com a segurança operacional de empresas e profissionais, duas instituições brasileiras – a Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) e a ABPEx ( Associação Brasileira de Prevenção de Explosões) –  decidiram unir suas experiências para criar o primeiro Sistema de Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas. A iniciativa é baseada em uma sistemática internacional que considera 11 Unidades de Competências, abrangendo as diversas atividades realizadas em áreas consideradas sujeitas a explosão.

A ideia surgiu da necessidade de empresas que atuam em instalações elétricas e mecânicas, de instrumentação, automação e telecomunicações instaladas em indústrias petroquímicas e de alimentos, em plataformas de petróleo e em usinas de açúcar e álcool em qualificar e certificar seus funcionários. Só assim é possível garantir os padrões de segurança e eficiência, uma vez que os profissionais estarão comprovadamente preparados para projetar, inspecionar, reparar, instalar, operar e auditar tais equipamentos.

O diretor executivo da Abendi, João Conte, explica que a Unidade de Competência Ex001 é a que envolve o trabalho da maioria dos profissionais do setor. “É um pré-requisito que será exigido no processo de certificação de várias outras Unidades de Competência, tais como a Ex003, aplicável à Instalação de Equipamentos com Tipos de Proteção Ex e os respectivos sistemas de fiação, e a Ex004, que aborda a Manutenção de Equipamentos em Atmosferas Explosivas.

Ele destaca também que as 11 Unidades de Competências Ex são baseadas nos requisitos das normas da Série NBR IEC 60079 – Atmosferas Explosivas, elaboradas pelo Subcomitê SC-31 do Cobei e publicadas pela ABNT. Conheça cada uma delas.

Unidades de Competência:

Ex 000 | Conhecimentos e percepções mínimas para adentrar em uma instalação contendo áreas classificadas;

Ex 001 | Aplicação dos princípios básicos de proteção em atmosferas explosivas;

Ex 002 | Execução de classificação de áreas;

Ex 003 | Instalação de equipamentos com tipos de proteção Ex e respectivos sistemas de fiação;

Ex 004 | Manutenção de equipamentos em Atmosferas Explosivas;

Ex 005 | Reparo e revisão de equipamentos com tipos de proteção Ex.;

Ex 006 | Ensaios de equipamentos e instalações elétricas em atmosferas explosivas;

Ex 007 | Execução de inspeções visuais e apuradas de equipamentos e instalações em Atmosferas Explosivas;

Ex 008 | Execução de inspeções detalhadas de equipamentos ou instalações elétricas em Atmosferas Explosivas;

Ex 009 | Projeto de instalações elétricas em Atmosferas Explosivas;

Ex 010 | Execução de inspeções de auditoria ou de avaliação das instalações elétricas em Atmosferas Explosivas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.