Voluntários se capacitam para atuar no combate a incêndios no Paraná

0

Iniciou-se neste mês a segunda fase do Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna), ação da Defesa Civil do Paraná, que tem como foco capacitar brigadistas voluntários no combate aos incêndios florestais em Unidades de Conservação Estaduais (UCs), garantindo a preservação dos patrimônios ambientais existentes na região paranaense.

Ao todo, 150 voluntários brigadistas estão fazendo as aulas práticas nessa etapa, após a conclusão do conteúdo teórico, feito em março por meio de plataforma digital, e os aprovados seguem para instruções práticas, na Floresta Metropolitana, em Piraquara. O Previna é realizado em parceria entre Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), Defesa Civil Estadual, e o Instituto Água e Terra (IAT).

 

Formação

 

Segundo informações, a maioria dos participantes é da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. O objetivo é aumentar o contingente disponível para atuar em situações nas UCs, especialmente no segundo semestre do ano, período de maior registro de ocorrências.

Em 2024, o Paraná registrou 13 mil casos de incêndios florestais, mais do que o dobro das ocorrências de 2023.“A partir de maio, começamos a ter um tempo mais seco. É quando aumentam as ocorrências em quantidade e complexidade. Essa é uma das iniciativas do estado para se preparar ao período crítico de ocorrências, entre julho e setembro, quando diminuem as chuvas”, frisa major Daniel Lorenzetto, chefe da Divisão de Gestão de Desastres da Defesa Civil Estadual e coordenador do Previna.

Entrega de equipamentos

A Defesa Civil do Paraná entregourecentemente equipamentos destinados ao combate de incêndios florestais a 100 municípios que integram a Força-Tarefa de Resposta a Queimadas e contemplam também o CBMPR, parceira com as cidades para garantir uma resposta rápida diante de focos de fogo em áreas de vegetação.

“São materiais de grande utilidade para garantir eficiência e agilidade, além de auxiliar na gestão hídrica nesse período de seca”, afirma coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil.

Em números, foram entregues 175 kits picape, 300 sopradores e mil tanques cisternas equipados com motobomba. Segundo matéria do site GMais Notícias, foram investidos R$ 22,7 milhões provenientes do governo estadual a esse enfrentamento, especialmente para se antecipar aos meses mais secos que podem proporcionar esse tipo de sinistro.

Foto: Gabrielly Pontes/CGE

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link