Bombeiros e cidadãos contam com sistemas online que facilitam o tempo de resposta no atendimento

0

Tempo. Essa palavra hoje tão importante (e escassa) é determinante quando falamos de uma emergência a ser atendida pelos bombeiros. E o uso de sistemas tecnológicos são essenciais para que a celeridade entre chamado e atendimento sejam exitosos.

Para tanto, iniciativas estão despontando: em Minas Gerais, foi expandido o serviço de acionamento das Forças de Segurança pela internet, chegando a todo o estado este ano. Lançado em 2023, o sistema iniciou as atividades na cidade de Lagoa Santa, seguido em Belo Horizonte e outros oito municípios. “Ocorreram mais três expansões contemplando 107 cidades mineiras. Essa escala buscou garantir segurança por conta da alta demanda gerada pelo acionamento dos tri-dígitos 190, 197 e 193, até chegar a todo o estado”, informa a Agência Minas Gerais.

 

Sistemas tecnológicos

 

Pioneiro no país, a plataforma Emergência MG permite acionar o Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil via chat, podendo compartilhar localização, fotos e realizar videochamadas, bem como obter atendimento inclusivo a pessoas com deficiência auditiva.

Além do site, os aplicativos do Governo de Minas (MG App) e pelo Telegram (buscando por Emergência MG). A inovação, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e desenvolvido em parceria com CBMMG, Polícia Militar, Polícia Civil, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado do estado (Prodemge), TabControl e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), não exclui os números telefônicos já utilizados para acionamento dessas forças, endossa o governo mineiro.

Outras corporações utilizam sistemas online para o atendimento em outros serviços, como a emissão de Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB).

Em Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros (CBMMS) conta com o Prevenir, que recentemente atualizou sua versão para melhoria no atendimento de regularização de edificações e emissão de certificado de vistoria aos cidadãos. Considerado pioneiro, desde 2015 em funcionamento, a plataforma tem facilitado a emissão de documentosque atestam o cumprimento de normas preventivas contra incêndio, pânico e outros riscos possíveis em diferentes tipos de imóveis.

“Aos empreendimentos considerados de baixo risco, que utilizam o chamado Projeto Técnico Simplificado (PTS),épossível a tramitação via internet de todo o processo e a emissão do certificado e sua validação.Já aos tipos de edificações considerados de alto risco, parte do processo era feito presencialmente, contando com apenas alguns serviços estavam disponíveis via Sistema Prevenir, como suporte técnico, consulta à legislação, busca de profissionais e empresas cadastradas e o acompanhamento de processos sobre Projeto de Segurança Contra Incêndios e Pânico (PSCIP)”, informa comunicado do CBMMS.

 

Mais segurança

 

Já em São Paulo, há também um programa semelhante, o Via Fácil Bombeiros, em que é possível solicitar tais documentos, além de análise de projetos, vistorias, preenchimento de Formulário para Atendimento Técnico (FAT), Comissões Técnicas de Primeira e Última instância (CT) e Formulário para Atendimento Técnico Consultivo (FAT C) ao Serviço de Segurança contra Incêndio do Estado.

O diretor de Divisão de AVCB da Secretaria de Urbanismo (Seurb) de Praia Grande, Willian Oliveira Roemer, explica que a lei municipal prevê que o fiscal pode realizar a notificação de ciência até seis meses antes do vencimento do AVCB e CLCB: “Essas documentações proporcionam a segurança de que, em caso de incêndio, a edificação tem condições de reduzir os prejuízos, já que para a obtenção, o Corpo de Bombeiros exige equipamentos necessários e o preparo dos munícipes, com o curso de brigadista, além de fornecer informações sobre rota de fuga e a importância de manter a tranquilidade no momento de pânico”, comenta.

Foto: CBMMS

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link