De Santa Catarina a Angola: bombeiros levam conhecimento e inspiram crianças e adolescentes
Educação. Essa palavra é uma ferramenta exponencial para levar aprendizagem a crianças e adolescentes e os bombeiros atuam fortemente nesse meio para fomentar a cultura preventiva, na promoção de material informativo e esclarecedor de suas atividades junto à comunidade, seja local, seja a de outros países.
Um exemplo é o Projeto Bombeiro do Futuro, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), que acontece no Brasil a jovens estudantes e pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação tem como objetivo principal apresentar como disciplina, respeito e cidadania são agentes transformadores, além de ensinar habilidades práticas de primeiros socorros, que podem ser aplicadas à população local.
Recentemente, a iniciativa está em Angola, onde o tenente-coronel da reserva remunerada Thomaz, do CBMES, está conduzindo as práticas: “Esses jovens vivem em uma região marcada por conflitos entre gangues. Com poucas opções oferecidas, o projeto surge como uma esperança e oportunidade de mudança”, frisa nota da corporação.
Outras ações para crianças e adolescentes
Além das missões humanitárias que os bombeiros realizam no Brasil e em intercâmbio, os militares também proporcionam imersões a estudantes e crianças, seja no já conhecido projeto Bombeiro Mirim, seja em ações pontuais.
Em outubro, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou pela primeira vez no município de Entre Rios as atividades do Bombeiro Mirim a alunos do quarto ano das escolas municipais Santa Lúcia e Sambura, totalizando 44 estudantes,divididos em três turmas.
As instruções envolveram valores importantes na vida em sociedade e como é o trabalho do bombeiro.”A aplicação do programa nas escolas pois além de repassar conhecimentos sobre a prevenção de acidentes e primeiros socorros aos estudantes, incentiva o espírito de cooperação e respeito às normas e ensina sobre respeito, solidariedade, compromisso e honestidade”,endossa Taís Cristina Rodrigues de Oliveira, diretora da escola Santa Lúcia.
Já na corporação em Capinzal, SC, recebeu alunos do 7º ano do Colégio Estadual São Cristóvão, para um treinamento de atendimento pré-hospitalar. “O objetivo foi proporcionar noções fundamentais sobre como agir em situações de emergência, destacando a importância da calma, da prestação de primeiros socorros e da busca por assistência adequada.A atividade foi bem recebida, com interesse e participação ativa, refletindo a relevância desse conhecimento”, informa nota.
Realidade dos bombeiros
Em Primavera do Leste, a 43 quilômetros de Cuiabá, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Dione Pavin, para uma experiência educativa com as crianças, que puderam conhecer uma viatura Auto Tanque.
Essas atividades são fundamentais para despertar o interesse das crianças e conscientizá-las sobre a importância do nossotrabalho. Ver o brilho nos olhos delas ao conhecerem a realidade dos bombeiros é, sem dúvida, uma recompensa quenos motiva ainda mais”, comenta, ao site O Livre, o subtenente BM Rogério Costa Batista.
As ações também são online: em São Paulo, o Corpo de Bombeiros conta com um ambiente virtual de aprendizagem sobre saúde mental e prevenção ao bullying, divididos a públicos distintos, sendo crianças e jovens, pais e educadores.
Produzido e pensado por bombeiros, com a participação de educadores e psicólogos, o material disponível neste link objetiva contribuir na redução desses tipos de casos.
“Justamente elaborarmos essa plataforma pensando no engajamento com cada participante, em realmente atingir esses públicos e não só dar dicas e falar sobre o impacto de tudo isso na vida de quem sofre com o bullying, mas realmente conscientizá-los”, enfatiza Allan Okuma, capitão do Corpo de Bombeiros de SP.
Foto: CBMES