CBMGO suspende regras sobre recarga de elétricos em garagens

0

Os diálogos entre os bombeiros e entidades do setor de automóveis elétricos vem de longa data e reforçam a necessidade de estudos e adaptações para fechar a um consenso, em especial quando o assunto é a recarga desses veículos em garagens.

Em outubro, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) suspendeu a Norma 45/2024, em vigor desde julho, que estabelece medidas contra incêndio e pânico para locais que possuem sistemas de recarga de elétricos. A decisão, publicada na Portaria Nº 5956, foi divulgada dois dias após uma reunião remota entre oficiais entre a corporação e diretores da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a pedido da associação, que solicitava o adiamento da vigência da norma para ajustes.

 

Recargas de garagens

 

A decisão está em aguardar o resultado de uma comissão interestadual de bombeiros, que deverá apresentar, em 90 dias, uma proposta consensual de regulamentação de critérios de segurança nas operações de recarga de veículos elétricos em garagens.“Foi mais um exemplo do notável senso de responsabilidade com que os bombeiros de Goiás e outros estados estão conduzindo o debate sobre segurança nas operações de recarga de veículos elétricos, sempre buscando o consenso entre as exigências de segurança, a eficácia econômica e o rigor técnico das normas”, comenta Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

O comandante Washington Luiz Vaz Júnior, presidente da Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil) foi responsável por assinar a Portaria 038/Ligabom/2024, que determina a criação desse um Comitê Especial incumbido de apresentar suas conclusões sobre o assunto, presidido pelo coronel Max Alexandre Schroeder, comandante da Escola de Bombeiros do Estado de São Paulo e ex-chefe do Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros paulista (CBMESP).

Segundo o documento, destaca-se “a existência de um comitê interestadual de Corposde Bombeiros que tem se dedicado ao tema há vários meses,envolvendo os estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro,Espírito Santo, Alagoas e o Distrito Federal, em tratativas de igual teor”.

 

Recall

 

A Montadora chinesa BYD identificou recentemente o risco potencial em dois modelos elétricos da marca, Dolphin e Yuan Plus, em cerca de 97 mil carros, o que levou a um recall. O erro estava no sistema de direção que pode resultar em incêndio e envolve os fabricados entre novembro de 2022 e dezembro de 2023.

Embora ambos modelos serem vendidos no Brasil, o chamamento não envolve o país, informa a marca aog1.“Trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos de exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil”, explica.

Foto:reprodução

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link