MG intensifica ações contra incêndios criminosos
Minas Gerais criou uma força-tarefa para coibir incêndios florestais criminosos e outras ações prejudiciais à flora e fauna, especialmente no período mais seco deste do ano, intensificado pelas mudanças do fenômeno El Niño.
A Polícia Militar estadual, por meio do Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb), nos meses de julho e agosto, realizou ações de conscientização aos produtores e moradores de toda zona rural, que incluiu a inserção de spots veiculados nas rádios locais com dicas de segurança.
Incêndios criminosos
De acordo com informações da Agência Minas, além da Polícia, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) firmaram uma cooperação, realizando fiscalizações, treinamentos de equipes técnicas e operações para reprimir crimes ambientais, sob coordenação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Corpo de Bombeiros do estado realizam a queima prescrita, ação preventiva aplicada antes do período crítico. Consiste na redução de vegetação invasora, como mato e capim,em áreas estratégicas. “Até o momento, já foram realizadas 38 ações de queima prescrita nas unidades de conservação geridas pelo IEF, dando seguimento aos trabalhos de Manejo Integrado do Fogo (MIF)”, informa a Agência Minas.
Foto: divulgação IEF