Bombeiros do DF e Embrapa Hortaliças fazem blitz contra queimadas
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) da Embrapa Hortaliças,o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Distrito Federal realizaram uma blitz informativa a quem trafegava pela DF-180, em frente da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para conscientizar sobre as queimadas no período seco da região, que costumeiramente termina em outubro, e pode atingir propriedades locais, inclusive a própria Embrapa.
Para o CBMDF, a atividade vai de encontro com um projeto realizado pela corporação, a Operação Verde Vivo 2023. “O objetivo da operação é combater e prevenir incêndios florestais na região do Distrito Federal na época da estiagem. Consiste em uma série de atividades, incluindo ações de prevenção, conscientização da população sobre os riscos e cuidados com o fogo, além de ações de combate aos incêndios florestais, como o monitoramento constante das áreas de risco e a atuação de equipes de bombeiros no combate direto ao fogo”, informa nota.
Blitz e orientações
Corporação e Embrapa Hortaliças estudam firmar parceria para a distribuição de conteúdo aos agricultores locais, como a prevenção e maneiras de dispensar restos culturais ou na preparação de pastagens sem recorrer à queima: “Temos publicações que ensinam a lidar com essas questões sem usar o fogo”, acrescenta Warley Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças.
A empresa de sementes Isla, que forneceu sementes distribuídas aos motoristas, também foi parceira da ação, ocorrida em agosto.
Foto: Eduardo Pinho – Embrapa Hortaliças