Incêndios no Chile mobilizam ajuda de outros países  

0

O Chile está sofrendo com incêndios florestais desde o início de fevereiro, especialmente nas regiões centrais do país. Os incêndios afetaram áreas de vegetação nativa, plantações e até mesmo áreas urbanas, colocando em risco a vida de pessoas e animais, além de causar danos materiais.

De acordo com o último relatório divulgado pela Corporação Nacional Florestal (CONAF) do Chile, em 23 de fevereiro de 2023, havia 34 incêndios ativos em todo o país, com uma superfície protegida de mais de 19.000 hectares.

Segundo informações divulgadas na semana de 5 de fevereiro passado, as chamas chegaram a Santa Juana, a 550 km de Santiago. Estima-se que deixaram 24 mortos, 997 feridos e destruíram completamente 800 casas em cinco dias, segundo relatórios oficiais divulgados pelo governo da capital chilena.

Toda essa catástrofe gerou uma mobilização global em levar ajuda e expertise para deter focos de fogo e salvamento de vidas. Com a ajuda de contingentes de México, Colômbia, Espanha e Argentina, entre outros países, mais de 5.600 bombeiros e brigadistas florestais seguem tentando extinguir a onda de incêndios.

 

Ajuda brasileira

 

Do Brasil, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, autorizou a ajuda humanitária, com envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipadacom tripulação e equipe de campo, aeronaves-cisternas, veículose materiais adequados para combate ao fogo e resgata. Informações oficiais do Governo Federal, o apoio foi reforçado com a ação de 60 brigadistas “disponibilizados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Outros seis especialistas em Comando e Controle e em comportamento do fogo devem reforçar a equipe de ajuda humanitária no país”, informa nota.

 

Turismo

 

Além de moradores, quem está de passagem pelo Chile também enfrenta problemas para estar e se deslocar pela região. O subsecretário de Turismo do Chile, Harry Estay, informa que a emergência que o país enfrenta teve seu impacto, mas “de forma limitada nos territórios onde continua a luta contra os incêndios florestais”.

O Governo do Chile disponibiliza um guia de orientação, bem como é possível encontrar informações nos sites do Conaf (Corporación Nacional Forestal) e da Senapred (Servicio Nacional de Prevención y Respuesta ante Desastres) sobre a emergência causada por incêndios florestais.

 

Foto: Javier Torres/AFP/Metsul Meteorologia

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link