Espaço voltado para prevenção de acidentes, workshops e rodadas de negócios foram destaques durante a Fire Show, em SP

0

Ao longo dos três dias da 14ª Fire Show – International Fire Fair, organizada e promovida pela Fiera Milano Brasil, com realização da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndios e Cilindros de Alta Pressão (ABIEX), o Corpo de Bombeiro do Estado de São Paulo trouxe, para os visitantes da feira, realizada entre de 18 a 20 de outubro, um espaço interativo de educação pública, cujo objetivo foi difundir uma cultura de prevenção de acidentes. O espaço expôs equipamentos e ferramentas educativas, além de três modelos de viaturas que as equipes utilizam durante as ocorrências e divulgação dos projetos.

Um dos destaques foi a Casa Segura, uma maquete em tamanho real dividida em três ambientes – sala, cozinha e quarto – que apresenta, através de mensagens educativas, os riscos que podem conter dentro de cada cômodo e como evitá-los.

 

Atendimento prático

 

Havia também uma mini maquete em acrílico, onde o público aprendeu sobre a importância de não deixar o botijão de gás dentro de casa. De acordo com o Capitão Bruno de Souza Ribeiro, da área de educação pública do Corpo de Bombeiro de São Paulo, “esse simulador demonstra, de forma controlada, o efeito de uma explosão ambiental em caso de vazamento de gás. Como o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido popularmente como gás de cozinha é mais pesado que o ar, ele fica concentrado na parte mais baixa, então, caso tenha um vazamento dentro da residência e tiver qualquer tipo de ignição, como uma faísca, pode acontecer uma explosão ambiental”.

O espaço educativo foi promovido uma parceria com a Ortopedika, empresa que atua no ensino e treinamento em Primeiros Socorros, Resgate e Emergência (APH), apresentando workshops e vivências com materiais que as equipes de bombeiros utilizam em práticas de socorro. “O público pôde conferir as práticas ensinadas como reanimação cardio respiratória, vivência sobre a marca a vácuo – instrumento que permite a restrição de movimento de coluna e cabeça durante o transporte – e contenção de hemorragia em caso de um trauma na cabeça”, contou Marcos Paulo Gabanini, da Ortopratika.

 

Rodadas de Negócios

 

Nos dias dedicados à exposição, a Fire Show reuniu também fabricantes, comandantes e oficiais das corporações do Corpo de Bombeiros de todo o País. Os fabricantes de equipamentos e vestimentas puderam apresentar seus produtos para responsáveis pela elaboração de licitações das corporações em nível nacional em eventos, como  Senabom – Seminário Nacional de Bombeiros,  e nas  rodadas de negócios, que seguiram uma estrutura diferente da utilizada por outros eventos.

De acordo com a 2ª Tenente Amanda, coordenadora das rodadas, a opção foi por reunir os oficiais e comandantes e dar um tempo para as empresas fazerem a demonstração de seus produtos. “Cada fabricante ou importador teve meia hora para falar sobre suas novidades, com cinco minutos adicionais para tirar dúvidas”, explicou.

 

Interação técnica

 

No primeiro dia, participaram das rodadas 20 oficiais, indicados pela corporação de seus estados, com quatro empresas. No segundo dia, 20 coronéis comandantes gerais ouviram cinco empresas.

Para Amanda, o resultado foi um sucesso. “As empresas vieram com inovações, algumas com aplicações que já são utilizadas no exterior. Tivemos bastante tecnologias novas. Isso é importante para nós”, afirmou.

Como toda compra do Corpo de Bombeiros é feita por licitação, a tenente explica que não houve nenhum negócio fechado durante as rodadas. “Será preciso montar o processo licitatório e as empresas apresentarem suas propostas. Vencerá quem oferecer as melhores condições de venda”.

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link