Usina sucroalcooleira realiza simulado de combate a incêndio
A cidade de Olímpia, SP, foi palco de uma simulação de incêndio em uma área de vegetação nativa pela usina sucroalcooleira Tereos, produtora de açúcar, etanol e bioenergia, nas proximidades da unidade Cruz Alta.
A iniciativa, realizada em 27 de maio, fez parte de sua campanha de conscientização à comunidade, realizada anualmente, em especial no período mais seco e propenso a queimadas. Para Rafaela Shiota, gestora de meio ambiente da Tereos, o simulado ajuda a avaliar os fluxos de comunicações e tempo de resposta, também, para prever situações que podem ocorrer no campo.
“Contamos com a presença de parceiros como a Polícia Ambiental e os Bombeiros e usinas do Plano de Auxílio Mútuo e ações integradas auxiliam a reduzir danos ambientais, de saúde da população e também econômicos, preservando nossos canaviais”, explica.
Tecnologia em prol da prevenção na usina
A produtora também investe em tecnologias preventivas, como o monitoramento de canaviais via satélite, e ações no campo, como inspeção de aceiros e colheita antecipada para diminuir a incidência de queimadas na região.
A empresa, aliás, é considerada pioneira no país no monitoramento de canaviais via satélite. Segundo informações, o sistema contempla 100% de suas áreas próprias, de fornecedores e de parceiros, contando com 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais, entre elas a NASA, com envios automáticos de alertas à Tereos.
“Nosso plano de combate e prevenção de incêndios é baseado em cinco pilares fundamentais, sendo a comunicação, a capacitação, a inspeções preventivas, o monitoramento e a colheita antecipada. Com ações nessa base, atingimos resultados positivos em diferentes frentes e conseguimos iniciar o protocolo de contenção antes que o fogo se propague”, finaliza Shiota.
Foto: Tereos/divulgação