Treinamento do Corpo de Bombeiros de SP visa combater incêndios florestais

0
_d65707
Operação foi específica para incêndios em coberturas vegetais e foi feito com o uso de aeronaves (Foto: Divulgação)

Com referência no ano passado, no período de 1 de junho a 23 de novembro, foram registradas 25.133 ocorrências de incêndios em coberturas vegetais. No período, em todo o Estado de São Paulo foram atingidos 44.589,98 hectares de vegetação. Para tornar o combate ao fogo mais eficaz, o Corpo de Bombeiros, com a participação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizou no dia 30 de junho uma ação de treinamento e preparo denominada “Operação Corta Fogo”.

A operação foi específica para incêndios em coberturas vegetais e foi feito com o uso de aeronaves. A simulação foi realizada no aeródromo “Fazenda Mosquito”, localizado na Rodovia Anhanguera, Km 362, município de Orlândia (SP). Na ação foram repassadas instruções teóricas e práticas relacionadas à logística, medidas de segurança e procedimentos administrativos e operacionais que devem ser tomados cautelosamente sobre a pressão de um incêndio real.

Com a finalidade de somar às medidas de prevenção, a Defesa Civil Estadual, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, realizou licitação para a contratação de empresas especializadas no combate aéreo de incêndios em coberturas vegetais. O objetivo é cobrir as regiões de Araçatuba, Piracicaba, Jundiaí, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas e a Região Metropolitana de São Paulo.

Neste dia também foram realizados treinamentos práticos com as aeronaves em simulações de combate a incêndios, visando a capacitação dos órgãos envolvidos na resposta emergencial.

Fonte: Portal do Governo do Estado de SP

Leave A Reply

Your email address will not be published.