Tecnologia auxilia empresa a evitar 168 incêndios em fazendas em sete meses

0

Especializada na aquisição, desenvolvimento e comercialização de propriedades rurais com aptidão agropecuária, a BrasilAgro alcançou o marco em evitar 168 incêndios nas fazendas da companhia no país, entre maio e dezembro de 2023, por meio do uso de plataforma de vigilância via satélite.

A plataforma é programada para emitir alertas nos aparelhos da empresa (tablets, celulares) quando o fogo é detectado em propriedades vizinhas. Assim constatado o foco, uma equipe de brigadistas é mobilizada e direcionada ao local, explica Luiz Otávio Longo, gerente de operações. “Por meio de um sensor de temperatura, o satélite identifica o início do incêndio, gera um alerta e toda a nossa equipe é imediatamente avisada”, aponta.

Para Liana Machado Gama, gerente de saúde, segurança e meio ambiente da BrasilAgro, além do investimento tecnológico, a capacitação dos times e brigadas é essencial não apenas para as operações, mas também ao meio ambiente. “Além de proporcionar a qualidade na produção, esses investimentos também garantem a sustentabilidade local, já que nossas equipes também ajudam a prevenir ocorrências com fogo em áreas vizinhas, como parques e áreas de proteção”, destaca.

 

Vigilância nas fazendas

 

A vigilância foi um dos pontos importantes para evitar transtornos por conta das queimadas no entorno da Fazenda São José, citada pelo gestor. Localizada no município de São Raimundo das Mangabeiras, MA, a propriedade é destinada ao cultivo de grãos e cana-de-açúcar. Segundo informações da BrasilAgro, a safra passada foi marcada pelos grandes incêndios nessa região, que impactaram 4 mil hectares de cana-de-açúcar.

A empresa dedicou 33 mil hectares a esta cultura na safra 2023/24, 14% da área total, salienta Luiz Otávio Longo. “Para garantir a eficiência de prevenção, dobramos a força de brigada em algumas fazendas, como é o caso da São José, fazendo com que apenas dois focos atingissem nossas lavouras, impactando 20 hectares apenas nesse ano. O nosso objetivo agora é inserir câmeras de monitoramento nas lavouras, além de manter a rede de vigilância coletivacom nossos vizinhos”, diz.

Kits de combate automático a incêndio nas máquinas que atuam dentro do canavial, sistema este com dispositivo eletrônico que aciona um extintor quando detecta fogo no motor, também foram implantados nas operações.

Foto: divulgação

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link