Serra do Cipó, MG, é palco de curso de extensão sobre Ecologia do Fogo
Ecologia do Fogo. Este é o nome do curso de extensão promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo é a qualificação de brigadistas, bombeiros, analistas ambientais e gestores ambientais que combatem incêndios florestais nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) pelo Brasil.
Segundo informações da UFMG, a primeira turma se formou na cidade de Diamantina em 2016. Após um longo hiato, o curso foi retomado, em novembro último, no Parque Nacional da Serra do Cipó, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade. Atualmente, a formação ocorre na APA Morro da Pedreira, em Santana do Riacho.
Ecologia do Fogo
Um dos instrutores, professor José Eugênio Côrtes Figueira, conta que o curso visa compartilhar conhecimentos da ciência e da ecologia do fogo a um público diverso, em especial às mulheres, em consonância ao embasamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF). “É fundamental que esses agentes atuem em sinergia e reconheçam o quão importante são para a vida silvestre em nosso planeta e para a humanidade”, analisa.
“É uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento. Os conceitos de ecologia passam a ser considerados na execução dos trabalhos de prevenção e combate aos incêndios”, arremata Edward, brigadista florestal e analista ambiental do ICMBio.
A Ecologia do Fogo é oferecida pelo Departamento de Genética, Ecologia e Evolução, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, também em parceriacom o Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) e a ONG Brigada 1.
A próxima turma está prevista para o fim de 2024.
Foto: Ecologia do Fogo