Prefeituras no Tocantins podem solicitar serviço de curso de brigadista
Segue até 28 de abril a solicitação por parte dos municípios no TO para solicitar a implantação do curso de brigadas no combate aos incêndios no Cerrado. A inciativa é do governo do estado, juntamente com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Para fazer o curso, os candidatos devem ter entre 18 e 50 anos e serem alfabetizados, além de boas condições físicas, comprovada por meio de atestado médico. Vale frisar que caso já tenha feito o curso num período de três anos, poderá ser recontratado sem que seja necessário realizar nova formação. Após decorridos 12 meses do treinamento, porém, o certificado deve ser revalidado com a Defesa Civil Estadual.
Processo de preparação
O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil, alerta para a importância das prefeituras nesse processo de preparação. “É primordial que as prefeituras estejam atentas aos prazos para envio de toda a documentação. A cada ano temos mais adesão de municípios, essa é uma política pública que se consolidou no Tocantins, pois temos um grande número de atores contribuindo neste cenário de prevenção e combate a queimadas, e quem ganha com isso é apopulação e o meio ambiente”, disse.
A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado de 13 de março (página 3). As prefeituras devem acessar o documento para sanar dúvidas e conferir tudo o que é necessário para entrar com a documentação.
Foto: Reprodução/Site Gazeta do Cerrado