Navegantes, SC, recebeu simulado para prevenção contra incêndios estruturais
Navegantes, em Santa Catarina, foi palco de um simulado de combate a incêndios estruturais e em edificações verticalizadas, realizado em dois locais: a 2º Companhia de Bombeiros Militar e o Centro de Treinamento da Portonave, considerado o primeiro terminal privado de contêineres do país, atuando no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo.
A prevenção contra incêndios estruturais é uma medida fundamental para proteger vidas, bens e o meio ambiente. Através da implementação de medidas de prevenção e realização de treinamentos e simulados, é possível reduzir significativamente os riscos de incêndio e seus impactos negativos.
Simulado
Em 2023, o Instituto Sprinkler Brasil registrou 2.222 incêndios estruturais em 2023, um aumento de 8,9% em relação a 2022. Estima-se que os números reais sejam ainda maiores, pois nem todos os incêndios são noticiados pela imprensa.
A principal razão para a prevenção contra incêndios é a preservação da vida humana. Incêndios estruturais podem se propagar rapidamente, colocando em risco a vida de todos os ocupantes. A prevenção, através de medidas como a instalação de sistemas de detecção e alarme, planos de evacuação e treinamento, aumenta significativamente as chances de escape em caso de sinistro.
O treinamento de combate a incêndio estrutural e em edificações verticalizadas na cidade catarinense visou atender esses objetivos. Sua importância é crucial para a prevenção contra incêndios estruturais.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), militares e bombeiros comunitários da 1º, 2 e 3º Companhia do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM) se atualizaram sobre ciência do fogo, técnicas de progressão de incêndio em ambiente confinado, tipos de jato, perda de carga por atrito, gravidade em estabelecimentos hidráulicos e ventilação mecânica, além de uma vivência dessas ocorrências.
Foto: Divulgação CBMSC/Navegantes, SC