Militares de todo o Brasil prestigiaram o XX Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em São Paulo
Realizado simultaneamente à Fire Show – International Fire Fair e à FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção, eventos que são referência nas áreas de resgate, de proteção contra incêndios e de segurança do trabalhador na América Latina, a 20ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), reuniu, entre 18 e 20 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulistas, representantes de corporações do Brasil todo.
Entre eles estava o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro, que participou, na terça-feira (18/10), da cerimônia de abertura do XX Senabom. O CBMERJ contou, ainda, com a presença de 110 bombeiros no evento, integrantes do eixo logístico da corporação, do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e do Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM).
“O Seminário Nacional dos Bombeiros é de extrema importância para a atualização das práticas e técnicas, para o compartilhamento das últimas tendências em resgate, proteção e combate a incêndios, sempre visando ao aprimoramento da prestação de serviço para a população”, atestou o coronel Leandro Monteiro, que participou da reunião dos comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros e Polícias Militar das 27 unidades federativas.
Investimentos
Durante o encontro com todos os comandantes-gerais dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal, coronel Leandro aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio das corporações coirmãs na atuação do desastre de Petrópolis, no início deste ano. Mais de 200 militares e mais de 60 cães apoiaram a operação de busca e resgate de vítimas de uma das mais recentes tragédias causadas por chuvas no país.
O comandante também externou para os outros estados, os investimentos que o governador Cláudio Castro tem feito no CBMERJ nos últimos anos. Mais de 700 milhões de reais foram direcionados para aquisições de viaturas, equipamentos, reformas e construção de novas unidades, cursos de formações e outras conquistas. A aprovação de reajustes pela Lei de Proteção Social dos Militares Estaduais, que instituiu a GrAM (Gratificação de Atividade Militar) e o reajuste do índice do Ipca acumulado também foi citado pelo coronel Leandro, assim como a autorização pelo governador para o ingresso na corporação de novos profissionais por meio de concursos públicos e processo seletivo temporário.
Maior evento da América Latina neste segmento, esta edição do Senabom reuniu profissionais do Brasil e do mundo em workshops, palestras, exposições, competições e rodadas de negócios, visando à troca de experiências, conhecimentos e oportunidades.