Maranhão investe em treinamento de combate a incêndios florestais
O Maranhão foi palco da 26ª edição do curso Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) Florestal, com foco em atualizar conhecimentos e técnicas utilizadas por bombeiros militares no combate a incêndios em áreas de vegetação.
Pela terceira vez ocorrido no estado, a ação se deu no Centro de Formação de Praças da Polícia Militar (CFAP), na capital maranhense, São Luís, em agosto, fruto de uma parceria entre governo estadual e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). “Esse treinamento tem como foco fortalecer o combate a incêndios florestais, integrando-se a iniciativas como o programa Maranhão Sem Queimadas. O investimento em formação é uma constante preocupação do governo, da Secretaria de Segurança e dos comandos”, enfatiza, ao site A Notícia Digital, o governador Carlos Brandão.
Empenho no combate
Promovido anualmente, o curso contou com a presença de 60 praças e oficiais ena equipe de instrutores, 30 bombeiros maranhenses e quatro da Força Nacional de Segurança. “É uma oportunidade ímpar para que possamos aprimorar as técnicas e táticas de combate a incêndio do nosso efetivo. No segundo semestre, são comuns os ventos fortes e a baixa umidade relativa do ar, que contribuem para o surgimento de novos focos de incêndio”, endossa o tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
Até o final de novembro, o estado decretou a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo das áreas rurais, durante o período estiagem.
Foto: Secom