Instituto Sprinkler Brasil participa de debate sobre proteção de líquidos inflamáveis
O Instituto Sprinkler Brasil participa, em 27 de junho, às 19h30, de mesa-redonda sobre proteção de líquidos inflamáveis. O debate acontece durante a III Semana Nacional da Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Emergências, promovida pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC). O evento, 100% online e totalmente gratuito, reunirá profissionais renomados na área de combate a incêndio em diversas palestras. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://bit.ly/3CA5qKW
O consultor do ISB, Marcelo Lima, comentará sobre o uso de chuveiros automáticos, os sprinklers, para proteção de líquidos inflamáveis e combustíveis. Também participam do painel Deivison Antônio Gomes Guerreiro, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho; Sandro Magosso, diretor técnico da Fire Tech; e Silmar da Silva Sendin, diretor técnico na GRS – Soluções em Engenharia.
“A proteção na manipulação de combustíveis e inflamáveis é de suma importância para evitarmos incêndios e danos irreversíveis. A indústria em geral precisa ter mais atenção ao uso de sistemas de prevenção contra incêndio, como os sprinklers, para que ocorrências sejam evitadas”, alerta Marcelo Lima.
Uso de sprinklers ainda é tímido
Em pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos junto a empresas multinacionais e de capital nacional com mais de 250 funcionários a pedido do ISB, revelou que o grau de adoção de sprinklers nas empresas é baixo. Apenas 36% das 300 companhias entrevistadas pelo Ipsos disseram contar com sistemas deste tipo em suas instalações.
O levantamento mostrou ainda que apenas 14% das entrevistadas disseram contar com sistema deste tipo em todas as suas unidades e 22% declararam contar com o sistema em apenas algumas unidades operacionais.
O estudo detectou que o uso de sprinklers é maior entre as multinacionais. 48% das empresas estrangeiras, com operações no país, ouvidas pelo levantamento, disseram ter sprinklers em suas operações. Entre as empresas nacionais, o índice é de 34%.
O porte também influi na aderência a este tipo de tecnologia. O índice de uso sprinklers em empresas com mais de 500 funcionários é de 45%. Entre empresas menores, com 250 a 499 funcionários, o percentual é de 28%.