Imasul realiza curso e recebe doação de equipamentos para combate a incêndios florestais
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), inciativa com foco na prevenção e combate aos incêndios florestais em unidades de conservação em território sul-mato-grossense, realizou um curso de capacitação com guardas-parque, servidores e colaboradores de diversas áreas do instituto.
O palco foi Parque Estadual Matas do Segredo, em Campo Grande, e o apoio foi do governo estadual, como parte das ações ao enfrentamento do fogo nos biomas regionais, que inclui a Operação Pantanal. “A capacitação integra um programa contínuo. Em 2024, planejamos expandir as ações com um treinamento no Parque Estadual do Ivinhema, além de orientação em campo e manejo técnico de fogo”, explica Leonardo Tostes, coordenador da ação.
Curso e doação
A entidade também recebeu uma doação da Bracell, empresa de celulose, de sopradores, abafadores e mochilas costais destinados aos parques estaduais do Prosa, Matas do Segredo, das Nações Indígenas e do Rio Taquari. Já o Parque Estadual do Rio Negro foi agraciado com pinga-fogos, sopradores, motosserras, mochilas costais e gerador.
O treinamento também foi viabilizado por meio dessa cooperação, integrando a agenda estratégica de ESG da Bracell para 2030, com metas e compromissos a favor da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental. “Tudo isso é essencial para fortalecer as ações em unidades de conservação, garantindo a eficiência no combate aos incêndios e a proteção da biodiversidade. Parcerias mostram que é possível unir esforços em prol do meio ambiente”, frisa Thais Caramori, diretora de Desenvolvimento do Imasul.
Foto: divulgação