Efetivo para combate a incêndios em regiões fronteiriças de MS é levado por helicópteros

0

A inteligência no combate aos incêndios florestais nas regiões que margeiam o Mato Grosso do Sul envolve além do preparo de bombeiros e brigadistas, o uso logístico para alcançar localidades de difícil acesso e, para tanto, helicópteros estão fazendo o transporte de efetivo e equipamentos. Um helicóptero EC 225usado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo)em parceria com a Brigada Alto Pantanal, para levar brigadistas e equipamentos às áreas remotas do bioma, incluindo a fronteira com a Bolívia.

Capazde transportar até 18 pessoas e suportar três toneladas, a aeronave transportou, inclusive, um veículo 4×4.Também conta com compartimento para 2,5 mil litros de água, para resfriar as linhas de fogo e controlar as chamas, segundo informações da Folha de Campo Grande.

 

Efetivo na Bolívia

 

As queimadas na Bolívia alastraram em mais de 10 milhões de hectares (24,7 milhões de acres) este ano, principalmente no leste tropical do país, quebrando recordes para a pior temporada de incêndios da história, informa a Reuters, em outubro.

“Os incêndios na Bolívia foram agravados pela seca e pelos desmatamentos relacionados à crescente produção de gado e grãos.O ano de 2024 será lembrado como o pior desastre ambiental da história no país”, lamenta Gonzalo Colque, diretor da Fundação Tierra, responsável por ações socioambientais às populações bolivianas vulneráveis.

“A Bolívia está em uma situação de muita penúria e, inclusive, nos pediu ajuda, mas o Brasil já está usando todo o recurso que tem para fazer a abordagem nos lugares em que temos incêndio”, comentou, em agosto,Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, à Agência Brasil.

Foto: Reprodução

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link