Complexo do Pecém realiza simulado de emergência de vazamento de carga perigosa
O Complexo do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, CE, realizou um simulado de emergência, que mobilizou as equipes de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Segurança Patrimonial; e as Brigadas de Emergência do Complexo do Pecém, no dia 27 de agosto, tendo como cenário da ação um vazamento de carga IMO, também conhecida como carga perigosa, seguido de incêndio e evacuação do terminal.
Durante a simulação, as equipes foram acionadas, atuando imediatamente na emergência de suposto vazamento e incêndio. Em paralelo à ação, ocorreu o cenário de evacuação do terminal, concluída de forma correta e segura.
Wagner Monteiro, analista de desenvolvimento logístico do Complexo do Pecém, afirma que o treinamento, que engloba desde o fluxo de comunicação das ocorrências, até a prática da brigada de emergência, é essencial para garantir um ambiente de trabalho mais seguro. “Se acontecer algo semelhante ao simulado, estaremos preparados para agir de forma ágil e correta”, destaca.
Cronograma anual
O exercício faz parte do cronograma anual de simulados do terminal portuário do Pecém, estabelecidos nos planos de emergência que são condicionados à licença de operação do Terminal.
Toda a ação foi registrada e será analisada pela equipe organizadora do simulado de emergência, com o objetivo de identificar os acertos e pontos de melhorias, garantindo assim a eficiência e segurança do serviço fornecido pelo Porto do Pecém.