Home Notícias Com tempo seco, focos de incêndio aumentam 133% em Mato Grosso do Sul
0

Com tempo seco, focos de incêndio aumentam 133% em Mato Grosso do Sul

0
0

Foram registrados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), até dia 25 de março, 662 focos de incêndio florestais no estado. O número é 133% maior do que as ocorrências do mesmo período de 2019, quando 284 casos foram contabilizados. De acordo com a corporação, o aumento se deve às altas temperaturas e ao baixo volume de chuva que criam condições favoráveis para o alastramento das chamas na vegetação.

A instituição alerta para os cuidados necessários. “Pedimos que a população tenha atenção especial no trato do lixo, não queimando resíduos em terrenos baldios, não descartando resíduos em lugares de vegetação, principalmente objetos de alta inflamabilidade, como lançar pontas de cigarro pela janela do carro. A medida mais eficaz contra os incêndios florestais é a prevenção. Queimada é crime ambiental. Seja consciente”, reforça a major Karoline, da assessoria de comunicação. Do total de ocorrências atendidas pelos Bombeiros, a maior parte se concentra em Campo Grande, a capital, com 406 incêndios em vegetação.

Conforme a corporação, a grande maioria são queimadas urbanas e em terrenos, ou seja, causadas pela própria população. A ação gera multa, podendo configurar crime sob pena de até quatro anos de detenção. Na capital, por exemplo, a legislação prevê multa entre R$ 2.414,50 e R$ 9.658,00.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *