CBMCE participa de palestra sobre ergonomia
A saúde dos bombeiros também deve ser uma prioridade, já que a missão de salvar vidas também envolve profissionais capacitados e saudáveis. Para tanto, O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) participou de uma palestra sobre ergonomia, no Auditório Térreo do CBMCE – CISP, em Fortaleza, contando com a presença de bombeiros militares de todo o estado.
“Um ambiente de trabalho ergonomicamente adaptado e equipamentos apropriados podem prevenir lesões físicas e reduzir o estresse mental, levando a uma melhoria significativa na eficiência operacional”, ressalta Ana Carolina Russo, professora da Universidade de São Paulo (USP), com expertise em ergonomia e saúde ocupacional, palestrante do evento, ocorrido recentemente.
Importância da Ergonomia
A ergonomia é o conjunto de práticas e condições que favorecem o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida. No trabalho, a ergonomia se traduz em uma série de fatores que impactam diretamente nessas questões. Um estudo chamado de Análise Ergonômica do Trabalho determina quais os riscos ergonômicos presentes nas empresas e o que fazer para solucioná-los.
A NR-17 é uma Norma Regulamentadora que traz disposições sobre a ergonomia no trabalho. Segundo a norma, as condições de trabalho incluem “aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais no posto de trabalho, e à própria organização do trabalho”.
Cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do Trabalho, a fim de avaliar a adaptação das condições de trabalho às características de cada trabalhador.
Na ocasião palestra sobre ergonomia do CBMCE também foram abordados assuntos pertinentes sobre saúde mental, além de exemplos práticos e estratégias para implementar soluções ergonômicas eficazes, enfatizando os benefícios cognitivos e mentais da ergonomia, como aprimoramento do foco e diminuição da fadiga.
Foto: Ascom – CBMCE