CBMCE aprimora atendimento por meio de capacitação e novo quartel
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), por meio de sua 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares, pertencente a região de Crato, participou de um treinamento de busca e resgate de vítima em mata. Coordenada pelo capitão Sócrates Souza, comandante da 1ª Companhia de Incêndio Florestal do 5°BBM, a instrução teve como foco aprimorar as técnicas e padronizar procedimentos para aumentar a eficiência e a segurança das operações de resgate em áreas de vegetação fechada, com conteúdo teórico e prático.
Aplicação de métodos para otimizar a localização da vítima e garantir cobertura completa da área de atuação, atendimento pré-hospitalar: avaliação inicial da vítima, identificação de possíveis ferimentos, estabilização e primeiros socorros foram alguns dos procedimentos realizados no treinamento. “De acordo com os instrutores, a organização da busca por meio da orientação georreferenciada melhora a precisão da operação e reduz os riscos tanto para a vítima quanto para os bombeiros envolvidos”, informa comunicado.
Novo quartel para o CBMCE
O CBMCE inaugurou recentemente seu novo quartel, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, construído onde ficava o Edifício Andrea, que desabou em outubro de 2019 e deixou nove mortos.
Em referência a data do desabamento, o prédio se chama 15 de outubro, erguido no terreno tem mais de 600 metros construídos e abriga a 2ª companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, atendendo os bairros Dionísio Torres, Aldeota, Meireles, Varjota, Cocó, Guararapes e localidades adjacentes. Para a construção do novo quartel, o investimento foi de mais de R$ 3 milhões, com recursos do Tesouro Estadual.
“Mais de 350 profissionais de segurança participaram da operação, dos quais 130 eram bombeiros militares. O major Chailon Fonteles, um dos participantes da operação do edifício Andrea, será o comandante do novo quartel”, informa matéria do g1.
Foto: CBMCE