“Campo e cidade juntos contra o fogo” movimenta campanha 2022 da ABAG/RP e parceiros
O lançamento oficial da 8ª Campanha de Prevenção, Conscientização e Combate aos Incêndios, no dia 13 de julho, no icônico Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, SP, que foi praticamente destruído pelo fogo no dia 15 de julho de 1980, marcou a 8ª edição da iniciativa que é realizada em parceria entre a ABAG/RP, Usinas, produtores rurais e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A campanha alerta sobre os atos ou omissões que resultam em incêndios. Segundo o Ministério Público de Ribeirão Preto, 80% dos incêndios na região acontecem por ação ou omissão do homem.
As manchetes dos jornais sobre grandes incêndios têm se repetido ano a ano. Bombeiros e Polícia Ambiental começam cada vez mais cedo as operações de prevenção ao fogo. Usinas e produtores rurais investem continuamente em conscientização, monitoramento (inclusive, por satélite), equipamentos, brigadas e tecnologia de informação. Tudo para evitar que prejuízos ambientais e financeiros se multipliquem.
Engajamento da população
Os flagrantes dos incêndios em 2020 e 2021 impressionaram pela violência e intensidade. O fogo pulou estradas e rios e se alastrou por centenas de quilômetros, destruindo o que encontrou pelo caminho: casas, máquinas, matas, carros, lavouras e tirou vidas humanas e animais. Também por isso, a ABAG/RP e seus parceiros decidiram fazer uma Campanha mais contundente e instigante, para engajar e emocionar. O objetivo é que as pessoas percebam a responsabilidade que têm quando o assunto é fogo. Uma trilha musical foi criada para deixar a mensagem na ponta da língua de todos, e será apresentada no próximo dia 13 de julho, em Ribeirão Preto.
Os parceiros de 2022 levarão as mensagens da Campanha para todas as regiões do Estado de São Paulo, e para suas áreas de atuação em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São eles: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Canaoeste, Copercana, Coplana, Grupo Cofco, Grupo Pedra, Grupo São Martinho, Grupo Tereos, Grupo Tracan, Grupo Viralcool, Orplana, Raízen, Usina Alta Mogiana, Usina Batatais, Usina Cevasa, Usina Ester, Usina Ipiranga, Usina Santa Fé, Usina Santo Antonio e Usina São Francisco.