Cadetes são treinados para combate a incêndios urbanos
O grupo de cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), turma Carcará, participou de um treinamento intensivo de combate a incêndio urbano nas instalações dos batalhões dos municípios de Uberlândia e Uberaba, MG.
O treinamento, ocorrido em outubro, teve orientação dos capitães Falcão e Grandi, e realizadas simulações, em que os participantes superaram a obstáculos, como controle de ventilação e extinção de focos de incêndio e a gestão de Equipamento de Proteção Respiratória (EPR).
“Os futuros oficiais do CBMMG enfrentaram situações em que o calor era não apenas do fogo, mas também da responsabilidade e do trabalho em equipe, como regras de engajamento, emprego tático em tentativas de autoextermínio envolvendo incêndio e explosão e emprego de equipes de intervenção rápida”, frisa nota.
Cadetes pelo Brasil
Em Santa Catarina, os Cadetes do Curso de Formação de Oficiais do CBMSC participaram em setembro do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CBREC), no Centro de Treinamento em BREC, no Quartel de Bombeiros Militar de Tijucas, assunto já falado aqui em Incêndio.
O curso incluiu simulações práticas e teóricas que prepararam os futuros oficiais para enfrentar e superar os desafios extremos. “Os cadetes, por meio do treinamento, estão equipados com as habilidades necessárias para liderar equipes de resgate e desempenhar um papel crucial em salvar vidas em situações de desastre, com capacidade rápida”, informa a corporação.
Foto: CBMMG