Bombeiros recebem treinamento para aprimorar a comunicação

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“Quem não se comunica, se ‘trumbica’”. A célebre frase do apresentador Chacrinha é importante não apenas para quem quer dizer algo, mas também para o atendimento de excelência. E quando o assunto é o Corpo de Bombeiros, essa prática de comunicação é essencial, seja para um socorro, seja à imprensa.

Em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros do estado (CBMMG) participou de um curso de Media Training, cujo foco é lidar com a prática comunicacional, o que inclui como portar-se em uma entrevista à imprensa, e na ocasião, os militares participaram de palestras com jornalistas para entender a rotina desse profissional e como lidar em uma participação ao vivo na TV, por exemplo.

A capacitação em comunicação, ocorrida em dezembro,foi ofertada a alunos de Especialização e Gestão e Defesa Civil (Cegedec), Formação de Oficiais (CFO), Habilitação de Oficiais (CHO), Formação de Sargentos (CFS) e Especial de Formação de Sargentos (CEFS) da Academia de Bombeiros Militar (ABM).

De acordo com a corporação, apenas em 2024, foram treinados 250 militares para, além de falar com jornalistas e lidar com cerimoniais, elaboração de informações a serem divulgadas nas mídias sociais do CBMMG, vídeos e padronização de peças gráficas, conforme manual de identidade visual da instituição.

 

Protocolos de comunicação

 

A comunicação social realizada pelas corporações é baseada em Normas Administrativas (NA) internas elaboradas para divulgar à população por meio de entrevistas concedidas, elaboração de notas, bem como elaboração de plano de marketing e solenidades.

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, por exemplo, em sua NA-17, elenca sua Seção do Estado-Maior Geral de Comunicação Social (BM/5-CBMGO) como órgão que aglutina o assessoramento do Comando Geral da Corporação nos assuntos relativos ao atendimento à imprensa.

Em seu artigo 2º, cabem às as Unidades Operacionais, por meio dos respectivos Comandos no estado, elencarem “um bombeiro militar e um suplente para representarem, perante o Comando Geral, o serviço de comunicação social da respectiva OBM, que será denominado como B/5 da unidade, devendo informar à 5ª Seção do Estado-Maior Geral os dados dos representantes (nome,posto/graduação, telefones e e-mail) e cientificar de imediato em caso de substituição”.

 

Comunicação entre corporação e governo

 

Além da comunicação feita pela corporação com o público em geral, também é preciso alinhar essa ponte entre bombeiros e esferas de governo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) já realizou I Workshop de Comunicação Social da Instituição, com a presença de oficiais e praças de todas a unidades, e palestrantes do governo estadual.

Em pauta, o alinhamento de diretrizes de comunicação entre CBMRS e governo do estado, por meio das Secretarias da Segurança Pública e da Comunicação, com a troca de experiências em comunicação pública, conteúdo jornalístico, cerimonial e protocolo, redes sociais e produção audiovisual.

“A comunicação é de uma importância enorme para a manutenção e fortalecimento da imagem da corporação. Ao mostrarmos de uma maneira cada vez mais profissional as nossas atividades, estaremos também mostrando a nossa importância perante a sociedade, ou seja, que somos a diferença nos momentos em que a população mais precisar”, frisa Coronel Eduardo Estêvam, Comandante-Geral do CBMRS.

Foto: CBMMG

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