Bombeiros participam do 1º Seminário Nacional de Perícia em Incêndios (Senapi)
Foi realizado, entre os dias 23 e 25 de março, em Vitória, o primeiro e maior evento de perícia em incêndios e explosões da América do Sul: o Seminário Nacional de Perícia em Incêndios – SENAPI. A ação foi promovida em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).
A abertura do evento foi presidida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES), coronel Alexandre dos Santos Cerqueira. O comandante-geral da corporação mineira e presidente da Ligabom, coronel Edgard Estevo da Silva, também marcou presença.
A programação contou com palestrantes do Brasil, Estados Unidos, México e Argentina. Os especialistas abordaram casos históricos de incêndios como os ocorridos na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul; no Museu Nacional, no Rio de Janeiro e no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Também foram abordados outros temas de interesse para profissionais dos Corpos de Bombeiros Militares e peritos de outras corporações.
Investigação e pesquisa em incêndio
Segundo Ana Cristina Melo Santiago, secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública do MJSP, o evento possibilitou o aprimoramento das atividades referentes à segurança contra incêndio desenvolvidas pelos Corpos de Bombeiros Militares, especificamente, no que se refere à investigação e pesquisa de incêndio, área fundamental para o progresso das ações de prevenção destinadas a salvar vidas, e também como evitar danos patrimoniais e proteger o meio ambiente.
No segundo dia do seminário participaram os palestrantes dos Estados Unidos. O primeiro palestrante foi Ricardo Damiam Torres, Chief Fire Investigator at Forensic Invetigations Group Global, seguido por Randy Watson, vice-presidente da Internacional Association of Arson Investigators (IAAI) e Rick Jones, Immediate Past President – IAAI. O período vespertino foi composto por apresentação de cases sobre o tema de perícias de incêndios.
O 1º Seminário Nacional de Perícia em Incêndios contou com a presença de 160 profissionais de todo o País. O objetivo foi fomentar o desenvolvimento da atividade por meio do compartilhamento de informação e da integração profissional entre os investigadores de incêndio do Brasil e de outros países. O momento também foi uma oportunidade para apresentar os artigos científicos do Curso de Especialização em Perícia de Incêndio e Explosão, promovido pela Segen.
O SENAPI aconteceu no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, e é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública do Ministério da Justiça e com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom.
Participantes em nível nacional
Representantes de corporações de todo o Brasil marcaram presença. Foi o caso do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM). Empenhados em aprimorar ainda mais a funcionalidade do trabalho integrantes do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas (Catp) participaram do 1º Senapi. Na ocasião, 27 oficiais baianos alunos do Curso de Especialização em Perícias de Incêndio e Explosão (Ciepe), atuantes na capital e interior, além de profissionais da Polícia Federal, participaram do evento.
Segundo o major Antônio Ribeiro, lotado no CATP, “Na sexta-feira, esses profissionais apresentarão os Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) e concluirão o Ciepe com uma formatura”.
A perícia em incêndios objetiva identificar as causas da queimada, como se deu o alastramento, analisar a atuação do profissional nas ocorrências, além de retroalimentar a atividade do bombeiro, identificar possíveis falhas na atuação operacional e melhorar o tempo/resposta.
“Diferente do trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT), a perícia do CBM não tem foco criminal ou processual e sim de auxiliar ainda mais a atividade do bombeiro de forma que possamos identificar determinadas falhas na atuação e corrigir os nossos processos operacionais”, destaca o major Ribeiro.
Militares da Diretoria de Pesquisas, Perícias e Testes (DPPT), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), também participaram. De acordo com o diretor da DPPT, tenente-coronel Marcelo Tadeu Barros da Fonseca, o evento objetiva treinamento, capacitação e qualificação profissional e garante a difusão e unificação da doutrina e da linguagem pericial de incêndios.
“O encontro busca, ainda, o desenvolvimento do serviço prestado em todos os estados e no Distrito Federal, promove a integração entre especialistas de diversas corporações do país e aperfeiçoa processos relacionados à segurança contra incêndio e pânico”, complementou o oficial.
Quatro oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foram enviados para participarem do I SENAPI : Capitão Silva Filho, Tenente Yuri Bethovens, Tenente Romeu Costa, e o Tenente Paulo Henrique. Durante três dias eles puderam acompanhar a seleção dos artigos científicos do Curso de Especialização em Perícia de Incêndio de Explosão – CEPIE e a apresentação de importantes palestras relacionadas às atividades de perícia de incêndio no Brasil e no mundo.