Bombeiros e Saúde do Acre se unem no atendimento aeromédico e ambiental
Os incêndios que degradam o Brasil também impõem aos bombeiros a promoção de parcerias com demais pastas de governo para o atendimento exitoso à população atingida. Uma delas foi entre o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para o projeto “Fortalecimento das ações finalísticas do CBMAC”, com exemplos no atendimento aeromédico e ambiental.
O acordo de cooperação tem como foco aprimorar os serviços de atendimento pré-hospitalar local, reforçando ações de controle ambiental, como combate ao desmatamento, queimadas e incêndios florestais, o que inclui a aquisição de uma aeronave multimissão monomotor e equipada para voos diurnos e noturnos, resgate e no transporte aeromédico.
“É de extrema importância essa nova aeronave e o fortalecimento da parceria entre as instituições. É mais uma etapa que está sendo concluída pelo Estado, com integração para oferecer maior qualidade de serviço”, aponta o coronel Charles Santos, do CBMAC.
Articulações com foco ambiental e aeromédico
De acordo com o governo do Acre, a Sesacre pretende destinar mais de R$ 5 milhões para compra dessa aeronave turboélice, que fortalecerá as operações de resgate em áreas de difícil acesso e atendimento de emergências de saúde.
“O CBMAC sempre foi um parceiro e apoiador das ações, especialmente com o serviço de atendimento pré-hospitalar. Firmar esse termo mostra que a Saúde e o Corpo de Bombeiros devem andar lado a lado. Com essa ferramenta, os resgates, as transferências e os transportes aeromédicos serão realizados de forma segura, eficaz e econômica à população acreana”, conclui Pedro Pascoal,Secretário de Saúde.
Foto: Izabelle Farias/Sesacre