Bombeiros capacitam professores e reforçam a segurança nas escolas, em Palotina, PR

0

Em cumprimento da lei federal 13.722/2018, conhecida por Lei Lucas, os estabelecimentos de ensino em todos os estados precisam ofertar a seus colaboradores e professores um treinamento regular de primeiros socorros e combate a incêndios, conduzido pelo Corpo de Bombeiros local. Contudo, muito mais que uma exigência, essa interação também garante a aprendizagem e a troca de experiências entre corporações, docentes, funcionários dessas escolas, que, consequentemente, replicam esse conhecimento aos alunos e comunidade.

Em Palotina, PR, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) conduziu em outubro tal capacitação a professores da rede estadual de educação, como parte do programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola, uma iniciativa estadual com o foco na segurança escolar (lei estadual 18.424/2015 e regulamentada pelo decreto 4.587/2016.).

Além de noções em como socorrer pessoas em situações como engasgos, hemorragias e parada cardiorrespiratória, os participantes também vivenciaram ações simuladas, que incluíam o combate a focos de incêndio e saída segura de áreas de risco, conforme o plano de abandono.

 

Brigada nas escolas

 

“O programa Brigadas Escolares reforça o compromisso do estado em capacitar os profissionais da educação para atuar em situações emergenciais dentro das escolas. É fundamental que os professores estejam preparados para proteger a vida e a integridade física dos alunos”, destacou o comandante do CBMPR local, 1º tenente Novinski, ao site Folha de Palotina.

De acordo com a Agência Paraná, o programa emite um documento oficial, o “Certificado de Conformidade”, comprovando que a escola cumpriu e mantém integralmente as medidas de proteção previstas nas legislações do Programa, e conta com itens essenciais nessa jornada de segurança, como sinalização e iluminação de emergência, extintores e brigada escolar.

 

Vice-versa

 

Na outra ponta, os professores também ensinam os bombeiros ao entendimento de demandas emergenciais que possam ocorrer na rotina de trabalho. Recentemente, Cláudio YudiKanayama,professor do curso de Medicina Veterinária daUniversidade de Uberaba (Uniube), MG, ministrou um treinamento de contenção de animais peçonhentos, durante o curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF), conjuntamente com a Academia de Bombeiros Militares e pelo 2° Comando Operacional de Bombeiros Militares, em evento no 8° Batalhão de Bombeiros Militar.

“Durante o treinamento, foram demonstradas técnicas de captura de serpentes peçonhentas, crucial para segurança dos bombeiros em campo. Esses profissionais frequentemente enfrentam desafios adicionais durante os combates a incêndios florestais, em que o encontro com animais peçonhentos pode representar um risco significativo. O treinamento foi uma oportunidade valiosa para aprimorarem suas habilidades práticas em situações que exijam resposta eficiente e célere”, explica o docente.

Foto: Ari Dias/AEN

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link