Bombeira de MS participa de curso de treinamento com cães em Portugal
A bombeira tenente Maria Ester Reverdito, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) está participando do 6º Curso Cinotécnico de Busca e Socorro, promovido pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico da Guarda Nacional Republicana em Queluz, Portugal.
O curso iniciou-se em setembro e segue até dezembro, cujo escopo envolve e 400 horas de aulas e avaliações, como aprendizagem canina, comportamento e bem-estar animal, técnicas de busca em áreas urbanas até florestas densas.
Além de Maria Ester, o 2º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais também foi selecionado para o curso, sendo ofertado apenas duas vagas por ano pela corporação portuguesa ao Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).
Reconhecimento como bombeira
De acordo com a corporação, o CBMMS conta com três oficiais atuando diretamente no campo de busca e salvamento com cães, sendo a Tenente-Coronel Marlise Helena Ribeiro Bernardes de Barros, o Tenente-Coronel Fábio Pereira de Lima e o Capitão Joelhe Rodrigues Alencar.
A Tenente-Coronel Helena, aliás, é a primeira bombeira militar cachorreira do CBMMS: “É crucial para a corporação o interesse dos oficiais em se especializar. O conhecimento nesta área [treinamento com cães] é fundamental para conduzir de maneira eficiente e eficaz as demandas, fortalecendo nossa atuação e gestão em operações de salvamento”, frisa a militar.
Foto: divulgação