A Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU), realiza nos dias 24 e 25 de outubro o “Seminário Internacional de Segurança Contra Incêndios – Edificações de Interesse Histórico”. O evento acontecerá na capital paulista, no auditório da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI).
Painéis compostos por experiências nacionais e internacionais fazem parte da programação do seminário. O objetivo é promover a discussão sobre a prevenção contra incêndio e emergências em patrimônios históricos, sob a ótica da arquitetura e do urbanismo, do Corpo de Bombeiros e das instituições nacionais e internacionais responsáveis pela preservação e proteção desse tipo de acervo. “Vamos fornecer meios e condições para intensificar o debate sobre as normas de preservação e sobre as exigências de adequação dos imóveis para prevenção de acidentes e garantia de acessibilidade e mobilidade. Os painéis programados terão foco na atual legislação e nas exigências legais de prevenção de acidentes e sinistros, levando-se em conta o respeito à integridade do edifício, além de normas e regras para bens tombados”, explica o coronel Cassio Roberto Armani, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).
Durante o evento também será apresentado um Documento Referência, elaborado em parceria com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, com foco na revisão da Instrução Técnica n° 40, a qual trata diretamente da proteção contra incêndios em edificações históricas, museus e instituições culturais com acervos museológicos. “Será trabalhada uma proposta multidisciplinar que consolide os anseios desses profissionais e dos órgãos responsáveis, com vistas a minimizar riscos e com foco na preservação de vidas e do patrimônio”, afirma Armani.
Discussão com especialistas
Na ocasião, palestrantes nacionais e internacionais como o coronel Luiz Vaz de Matos, chefe do Comando do Corpo de Bombeiros de Paris; Gérald Sellie, engenheiro perito em análise e gestão de risco de incêndio e explosão da SECURETUDE Sàrl (Suiça); e Ron Hedger, oficial do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros do Reino Unido e especialista em gerenciamento de emergências participam do evento ao lado de renomados especialistas e arquitetos e urbanistas brasileiros, tais como Marta Moreira (MMBB Arquitetos), Alessandra Labate (EXPOMUS), Roberta Silva e Regina Célia Pousa Ponte (UPPM – Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura de São Paulo), Laércio Cândido da Rocha (IPHAN/SP), Rosária Ono (FAU/USP), Paulo Gustavo von Krüger (UFMG), Claudio Cecílio de Oliveira (Pinacoteca do Estado de São Paulo), Pedro Mendes da Rocha (Pedro Mendes da Rocha Arquitetos Associados) e os oficiais do Corpo de Bombeiros de São Paulo que são especialistas nessa área: coronel Eduardo Nocetti Holms, coronel Walter Negrisolo, coronel Rodrigo de Lima Dib e o tenente Alexandre Pires de Proença. Os palestrantes apresentarão diagnósticos da legislação atual e abordarão temas sobre proteção e segurança contra incêndios, além de estudos de casos de ocorrências recentes em edifícios históricos ocupados por instituições culturais e científicas.
SERVIÇO
Seminário Internacional de Segurança Contra Incêndios – Edificações de Interesse Histórico
Data: 24 e 25 de outubro de 2017 (terça e quarta-feira)
Horários: das 8h às 18h
Local: Associação BSGI Brasil Soka Gakkai Internacional
Endereço: Rua Tamandaré, 984 – Liberdade – São Paulo/SP
Entrada: gratuita
As inscrições para o seminário podem ser realizadas pelo site da Fundabom