CBMSC e Prefeitura de Botuverá unem forças para formar 15 bombeiros comunitários
A cidade de Botuverá, SC, foi palco da formatura de 15 novos bombeiros comunitários, que além do município, passam a atender também em Brusque e Guabiruba, oferecendo suporte às equipes militares em situações de emergência.
O curso tem apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e da Administração Municipal, cujo escopo envolve ações de resgate, combate a incêndios e outros serviços essenciais, buscando ampliar a capacidade de resposta a emergências e melhorar o atendimento à população local.
De acordo com notícia vinculada na Rádio Araguaia, a capacitação ocorre após o início do atendimento 24 horas do Corpo de Bombeiros em Botuverá, oficialmente em 19 de janeiro: “A qualificação dos novos bombeiros comunitários é um passo importante para reforçar o atendimento. É um marco. A união de esforços demonstra nosso compromisso em cuidar da segurança de todos e, também, do desenvolvimento da nossa região”, frisa o prefeito Victor Wietcowsky (PP).
Mais treinamentos
O CBMSC também realizou recentemente em Mafra uma instrução de nivelamento sobre condução de embarcações e comportamento em meio aquático para 22 bombeiros comunitários da região. Noções de condução com motor e remo, resgate de vítimas e conhecimentos básicos de embarcação e EPI (Equipamento de Proteção Individual) aquático fizeram parte do treinamento, realizado em uma sede campestre de propriedade particular cedida.
Esse foi o primeiro treinamento de 2025 pela corporação. “Em 2025, conhecimentos sobre várias áreas de atuação pertinentes à rotina do CBMSC serão repassados aos Bombeiros Comunitários de Mafra”, declara o 2° sargento Anderson Carlos Kujavski, coordenador da dinâmica.
Foto: CBMSC/divulgação