Instituto Sprinkler Brasil registra recorde no número de notícias de incêndios estruturais no país

0

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB), organização sem fins lucrativos que difunde o uso de sprinklers nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País, registrou um número que merece atenção: foram rastreadas 2.453 ocorrências de incêndios estruturais em 2024, alta de 10,4% em relação a 2023, quando foram notificadas 2.222 notícias.

“As ocorrências de incêndio estruturais não param de crescer. Elas continuam acontecendo em função de problemas em edificações, com exemplos nas indústrias, shoppings, hospitais e outros locais. Muitas vezes esses incêndios acontecem por problemas de qualidade de equipamento, falta de manutenção, erros de projetos e de instalação, problemas de treinamento da mão de obra. O que notamos é que também há um desinteresse dos proprietários pela proteção contra incêndio, fazendo somente o mínimo necessário para ser aprovado pelos bombeiros”, relata Marcelo Lima, consultor do ISB.

 

Uso tímido de sprinkler

 

Como dito, sistemas de hidrantes, os próprios sprinklers (também popularmente chamados de chuveirinhos), extintores portáteis e demais itens são regulados pela norma técnica ABNT NBR 17240:2010, e precisam passar por manutenção preventiva e corretiva, sendo essenciais na extinção do incêndio, preservando vidas e patrimônio.

“Negligenciar esse procedimento pode resultar em tragédia. É preciso observar a periodicidade da manutenção e executá-la”, frisa Telmo Brentano, engenheiro e autor de livros sobre o assunto, ao site AEC WEB.

Para piorar, o uso de sprinklers é ainda tímido: segundo levantamento do Instituto Ipsos junto a empresas multinacionais e de capital nacional com mais de 250 funcionários a pedido do ISB, 36% das 300 empresas ouvidas disseram contar com sistemas desse tipo em suas instalações. Já entre as empresas estrangeiras operando no Brasil, 48% disseram ter sprinklers em suas operações; e entre as nacionais o índice é de 34%.

 

Seguros

 

Casos de incêndios estruturais são alarmantes, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, haja vista o que está ocorrendo na Califórnia, o que resulta no aumento da demanda por seguros de edificações. Para se ter ideia, entre 2020 e 2022, as seguradoras se recusaram a renovar 2,8 milhões de apólices para proprietários de imóveis no estado, de acordo com o Departamento de Seguros da Califórnia, à CNN.

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), os seguros de imóveis residenciais no Brasil preveem a cobertura em caso de incêndio. “As seguradoras garantem incêndios de qualquer causa, independentemente do fogo ter iniciado dentro ou externamente ao imóvel. Mas é importante que verificar as condições da seguradora, já que algumas situações específicas podem estar excluídas”, alerta Magda Truvilhano, vice-presidente da comissão de riscos patrimoniais massificados da FenSeg, ao InfoMoney.

Foto: Stefan Hinnerwaeldler / Pixabay

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link