Feiras Fire Show e Fisp têm edição histórica e reúnem público total de 58.405 pessoas
A Fire Show — 14ª International Fire Fair e a Fisp — 23ª Feira Internacional de Segurança e Proteção realizaram a maior edição da história dos eventos, reunindo um público total de 58.405 pessoas durante três dias no São Paulo Expo. Foram mais de 700 marcas que apresentaram as inovações tecnológicas para o setor de SST (Segurança e Saúde no Trabalho), prevenção e combate a incêndio no Brasil e no mundo.
Os resultados refletem o potencial do mercado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que movimentou, em 2021, R$ 14,84 bilhões, de acordo com os “Indicadores do Mercado Brasileiro de EPI”, produzido anualmente pela Animaseg — Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho. Para este ano, a previsão é de um crescimento de 11%.
“Tivemos a maior edição da Fire Show e da Fisp confirmando a retomada do setor após quatro anos de pandemia. Também entendemos como acertada a decisão de realização simultânea do 20º Senabom — Seminário Nacional de Bombeiros, por causa da sinergia com as duas feiras, o que beneficiou a todos”, analisa Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil.
O sucesso das feiras já pôde ser medido no primeiro dia, segundo Macedo, com o interesse dos expositores em renovar o contrato para a edição de 2024, que será entre os dias 22 e 24 de outubro. “Os resultados da Fisp e Fire Show, assim como dos demais eventos do portfólio da Fiera Milano Brasil realizados este ano, mostram que o setor de feiras sai fortalecido da pandemia. Sem dúvida, as feiras profissionais continuam sendo a maior ferramenta de marketing de negócios, conteúdo, networking, tecnologia e inovação do mercado.”
Relevância para os negócios
A Fire Show e a Fisp são um pólo de oportunidades para as empresas do setor. Tanto que os expositores afirmam que estar presente nas feiras faz parte da estratégia de vendas, sendo essencial para firmar o nome no mercado e prospectar novos clientes.
“O movimento da feira foi ótimo, com visitantes qualificados e de todos os estados brasileiros, além de compradores do exterior. Nosso foco era o mercado internacional e recebemos profissionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Colômbia, do México, o que atendeu nossas expectativas”, avaliou Nércio de Souza, presidente da Abiex – Associação Brasileira das Indústrias de equipamentos contra Incêndio e cilindros de alta pressão e sócio proprietário da Bucka, expositora da Fisp.
Na Fire Show, Letícia Laborê, analista de importação da Resgatécnica, contou que o retorno da feira faz diferença porque o público teve a oportunidade de testar os produtos. “Temos produtos muito específicos que as pessoas gostam de ver funcionando e isso com certeza fez muita falta na pandemia. Por isso, para nosso segmento, é essencial estar nos eventos para não passar batido no mercado.”
Senabom é realizado pela primeira vez durante a Fire Show
Em sua 20ª edição, o Senabom foi realizado pela primeira vez durante a 14ª Fire Show. O evento foi promovido pelo CBMESP — Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, que organizou palestras, painéis e workshops para atualizar mais de 3.450 profissionais vindos de todas as regiões do país, a exemplo das corporações do Mato Grosso, Pará, Bahia, Espírito Santo e Paraná. Ao todo foram 54 horas de palestras e workshops.
Os conteúdos foram ministrados por bombeiros, especialistas e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Entre os temas debatidos nos três dias de evento, estão “Abordagens técnicas humanizadas em ocorrências de tentativas de suicídio”, “Mergulho de segurança pública”, “Gestão de hidrantes urbanos” e “Pesquisa e inovação no salvamento veicular”, além de workshops de atualização sobre normas técnicas.
O Senabom também recebeu a Competição Bombeiro de Aço, que reuniu os melhores atletas de corporações de todos os estados do território nacional para disputar provas com níveis variáveis de dificuldade. Já o Campeonato Resposta Operacional, realizado pela Fundabom — Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros, ocorreu pela primeira vez durante o seminário. O torneio premiou as equipes que cumpriram procedimentos operacionais e manobras táticas com o menor tempo e o menor número de penalidades possíveis.
Casa Segura foi destaque
De olho na conscientização do público em geral, o CBMESP — Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo montou um espaço interativo de educação pública na 14ª Fire Show. O objetivo foi difundir a cultura de prevenção de acidentes. Um dos destaques foi a Casa Segura, uma maquete em tamanho real de três ambientes — sala, quarto e cozinha — que mostrou, por meio de mensagens educativas, os riscos que podem estar dentro do ambiente doméstico.
A ação também incluiu a exibição de três modelos de viaturas e a presença de cães que ajudam os agentes durante as ocorrências. Além disso, graças à parceria com a Ortopedika, empresa que atua no ensino e treinamento em Primeiros Socorros, Resgate e Emergência (APH), o espaço contou com workshops e interação com materiais que as equipes de bombeiros usam em práticas de socorro.
Rodada de negócios promove contato entre bombeiros e empresas
Entre as atrações do 20º Senabom — Seminário Nacional de Bombeiros, as rodadas de negócios foram um dos destaques. Na ocasião, fabricantes de equipamentos e vestimentas puderam apresentar seus produtos para responsáveis pela elaboração de licitações do Corpo de Bombeiros de todo o país. Nove empresas e quarenta oficiais participaram.
A 2ª Tenente Amanda, coordenadora das rodadas, afirma que a interação foi um sucesso, mesmo que ainda não tenha sido possível fechar negócios, uma vez que todas as compras das corporações são feitas via licitação. “As empresas vieram com inovações, algumas com aplicações que já são utilizadas no exterior. Tivemos bastante tecnologias novas. Isso é importante para nós”, destaca.