Competição Bombeiro de Aço eleva o nível para competidores durante a 14ª Fire Show
Realizado na manhã desta terça-feira (18), na área externa do São Paulo Expo, a Competição Bombeiro de Aço reuniu os melhores atletas de corporações de todos os estados do território nacional para disputar provas com níveis variáveis de dificuldade.
A competição tradicional acontece sempre nos seminários nacionais de bombeiros, tendo a sua última edição no ano de 2019. “Estávamos com bastante saudades da competição, pois não tivemos durante o período de pandemia, e para a 20º Senabom — Seminário Nacional de Bombeiros, voltamos com força total. Com muito empenho da equipe e dos patrocinadores, podemos dizer que o evento deste ano foi um enorme sucesso”, diz o Capitão Tiago Regis Franco de Almeida, organizador do evento e vencedor do prêmio de menor tempo na categoria masculina.
Ele afirma que, “como atleta, vencer essa competição traz muita felicidade e motivação para treinar ainda mais, o que acaba resultando também na nossa atividade diária, que é salvar vidas”. Para cada categoria, os ganhadores devem percorrer todo o circuito no menor tempo e com a menor quantidade de erros cometidos durante a execução da prova.
A competição conta com quatro fases de obstáculos variáveis, dentre elas estão: subida, içamento e descida de torre, entrada forçada e um circuito em trecho com curvas sinuosas (slalom), arraste de mangueira e extinção de incêndio e resgate de vítima inconsciente. Durante todo o percurso, os competidores utilizaram Equipamento de Proteção Individual de Combate a Incêndio e Equipamento de Proteção Respiratória.
Mesmo sob intensa garoa, os competidores deram o melhor de si, elevando a competição e empolgando as equipes e torcedores durante todo o percurso, “O bombeiro não trabalha com clima, seja embaixo de chuva e ou de sol, a única certeza que temos é que o fogo é quente e a água vai ser muito gelada. Nós bombeiros estamos preparados para atuar em qualquer situação, procuramos sempre ver algo positivo mesmo nas adversidades” diz a Capitã Maria Rosa, ganhadora do primeiro lugar na categoria 41 a 50 anos.
Para a vencedora do primeiro lugar na categoria até 30 anos, Capitã Tamiris Candez, do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro, “participar desta competição para mim é uma satisfação pessoal e mesmo com as adversidades, voltar para casa com esse troféu, significa que todo esforço de treinamento, foco e empenho valem a pena, buscamos sempre o melhor na nossa profissão e esse troféu é, para mim, o resultado disso”.