Extintores nos veículos: não basta ter, é preciso conhecer!
Além de conduzir com muito mais segurança, quando você conhece bem o funcionamento e os equipamentos disponíveis no seu veículo, você pode se antecipar, reduzindo ou evitando prejuízos e riscos maiores. Essa recomendação é da Abiex (Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão) deve ser aplicada para o uso dos extintores.
Em uma situação de incêndio, agir rapidamente pode ser decisivo para a segurança de todos e preservação do veículo. Encontrar imediatamente o extintor e já saber como retirá-lo para usá-lo faz toda a diferença. Ao dirigir um veículo diferente, os motoristas devem, de forma antecipada, também verificar o extintor de incêndio e descobrir a maneira mais rápida de pegá-lo. Isso facilitará – e muito! – a ação, em caso de sinistro.
Atenção diária
Entre as recomendações em termos de extintores verificá-los sempre proporciona mais segurança. Imagine seu carro em chamas e seu extintor vazio. Essa é uma situação crítica que pode resultar em enormes prejuízos e riscos, por isso ninguém deve esperar uma situação de incêndio para verificar se o extintor está pronto para o uso.
Faça inspeções periódicas no seu extintor! O melhor a fazer é checar sempre que verificar a pressão dos pneus. Assim fica mais fácil lembrar.
Se o ponteiro de pressão do seu extintor estiver apontado para a faixa verde, ele indica que o equipamento está cheio. Lembre-se, sempre: a prevenção pode salvar vidas!