Encontro visa fomentar políticas para atendimento às demandas das bombeiras militares do Brasil
O Encontro Nacional de Bombeiras Militares (ENBOM), que acontece anualmente nos diversos estados do Brasil, promoveu sua 7ª edição em Brasília/DF, onde reuniu, de 24 a 26 de maio, militares do DF e demais estados, com intuito de discutir e fomentar políticas relacionadas à atuação bombeiro militar nos diversos estados, numa perspectiva de aprimoramento profissional e melhor atendimento à sociedade.
Ao longo da programação, personalidades e autoridades foram homenageadas pela contribuição à carreira da mulher bombeira militar, cuja condecoração é dada a um representante de cada ente federativo.
Políticas
O Corpo de Bombeiros do Ceará participou da 7ª Edição do Encontro Nacional de Bombeiras Militares, com o objetivo de promover a proteção, o reconhecimento, a motivação, a integração e o fortalecimento. Ao longo de três dias esta edição teve diversas programações, como o Destaque da Liga Nacional de Bombeiros (LigaBom), através do Comitê Nacional de Bombeiras Militares (CNBM), cuja vice-presidência é exercida pelo tenente coronel Roberta Barbosa Monteiro.
O evento conta com o apoio da Secretaria de Gestão e Ensino do Ministério da Justiça e com a participação de bombeiras militares de todos os Estados da Federação.
A programação do evento incluiu palestras e discussões sobre a liderança feminina nos espaços de poder; a contribuição das ciências do esporte para a equidade entre os gêneros na atividade física; saúde mental; e assédio moral e sexual nas instituições militares, além de competições individuais e de equipe.
O CBMCE enviou duas representantes, as tenentes Renata e Clélia, além da capitão Carolina, que foi convidada para participar da mesa redonda sobre os desafios da mulher na operacionalidade.
A expectativa é que desse evento surjam políticas para atendimento às demandas da Bombeira Militar para as corporações de todo o país.