Educadores de Santos participam de curso para combate a incêndio e primeiros socorros
Noções de primeiros socorros e informações básicas de combate a incêndio estão na programação dos cursos oferecidos de março a junho pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) Setorial Educação aos servidores da Secretaria de Educação de Santos, SP. Neste semestre, 370 educadores participarão em cada uma das formações.
As atividades podem ser realizadas por profissionais lotados nas escolas, de setores administrativos e também prestadores de serviço que atuam nos equipamentos municipais. Elas fazem parte do trabalho iniciado pela Cipa Setorial Educação em 2019, retomado no ano passado dentro do Plano de Emergência nas Escolas.
O curso de noções de combate a incêndio vai ser ministrado pelo técnico de segurança do trabalho da Coordenadoria de Engenharia de Segurança do Trabalho (Coseg), da Secretaria de Gestão, Antonio Luis Borges. Já o de primeiros socorros ‘Samu nas escolas’, vai ser realizado em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Saúde.
Preparo técnico
Na formação sobre primeiros socorros, serão abordados temas como as atribuições do Samu (telefone 192), esclarecendo quando é necessário ligar para o serviço, além de passadas noções para os primeiros atendimentos. O objetivo é preparar o agente público para agir com eficiência em situações de emergência, enquanto é aguardada a chegada da ambulância, possibilitando menor risco de agravamento da ocorrência.
Já na formação de noções de combate a incêndio, haverá abordagem sobre o comportamento diante de um incêndio, como atuar na prevenção, abandono e combate. As datas, horários e locais das capacitações são informados aos profissionais pelos responsáveis das escolas e dos setores administrativos.