Home Notícias Treinamentos, capacitação e certificação para áreas Ex
1

Treinamentos, capacitação e certificação para áreas Ex

0
1

Desde a publicação, em 2004, da atual NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e, em 2012, da atual NR-20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, o Brasil conta com toda uma base legal para exigência de treinamento dos profissionais que lidam com atmosferas explosivas, com conteúdo e cargas horárias definidos, em função do maior ou menor envolvimento que o cargo determina.

Produtos-e-servicos

O treinamento é imprescindível para as empresas dos setores químico, petroquímico, de petróleo, farmacêutico, de tintas e vernizes, resinas, alimentícias e outras, onde há a presença de gases, vapores, poeiras ou fibras, em que o risco de explosão deve ser considerado e devidamente prevenido.

A NR-10 define no item 8.8.4: “Os trabalhos em áreas classificadas devem ser precedidos de treinamentos específicos de acordo com os riscos envolvidos, cujos conteúdos estão no item 11 da NR-20”. Quanto às responsabilidades, a NR-10 no item 13.1, analogamente ao item 16 da NR-20 diz: “As responsabilidades quanto ao cumprimento destas NRs são solidárias aos contratantes e contratados envolvidos”.

Em razão desses requisitos, bem como as competências e habilidades definidas pelas normas IECEx e ABNT, que objetivam a certificação dos profissionais, processo já lançado nacionalmente pela Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), a PROJECT-EXPLO ministra os programas ABPEx (Associação Brasileira para Prevenção de Explosões) para treinamento de pessoal de: segurança, elétrica, instrumentação, projetos, montagem, manutenção, operação, inspeções, auditoria e demais especialidades sujeitas a estes riscos.

Comment(1)

  1. Bom dia,

    Solicito de Vsª informações sobre como proceder a respeito de zonas dentrode uma laboratório de plastinação e desidratação de espécimes.
    Poderiam me auxiliar neste projeto? Não encontro literatura sobre o assunto e gostaria de um direcionamento da ABPEX para a conclusão dos estudos para elaboração do projeto. Na universidade hoje não contamos com laboratorios de atmosfera explosiva, sendo assim aguardo alguma pesquisa ou direcionamento para a execução do referido projeto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *