Home Notícias Solo australiano afetado por incêndio levará 80 anos para se recuperar, diz estudo

Solo australiano afetado por incêndio levará 80 anos para se recuperar, diz estudo

0
0

Fonte: The Conversation

Uma equipe de cientistas da Universidade Nacional da Austrália investigou o solo da Montanha Ash, em Victoria, na Austrália, que em 2009 sofreu um incêndio que devastou dezenas de milhares de hectares de floresta. Enquanto inicialmente se estimava a recuperação natural da área em “apenas” uma década, os pesquisadores descobriram que o local ainda está em processo de restabelecimento e será preciso, pelo menos, mais 70 anos para a terra e as árvores voltarem à condição original.

Para chegar ao resultado, analisaram solos florestais vítimas de grandes incêndios desde o ano de 1939 e concluíram que a perda de nutrientes e mudança estrutural no solo é mais impactante do que se supunha, visto que, durante um incêndio, a temperatura pode exceder 500 graus Celsius.

O estudo foi produzido logo após especialistas alertarem sobre incêndios florestais cada vez mais frequentes devido ao aquecimento global. A equipe da universidade australiana espera que suas descobertas levem a um manejo florestal sustentável a longo prazo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *