Home Notícias Fogo na Chapada dos Veadeiros destruiu área equivalente a um terço de São Paulo
0

Fogo na Chapada dos Veadeiros destruiu área equivalente a um terço de São Paulo

0
0

O equivalente a um terço da cidade de São Paulo, ou 500 milhões de metros quadrados (50 mil hectares), é o tamanho da área destruída pelo incêndio na Chapada dos Veadeiros.

0001O fogo começou há duas semanas, no dia 11 de outubro, e ainda não foi controlado. Fazem parte da operação 200 brigadistas, quatro helicópteros, cinco caminhões-pipa e um avião da FAB.

Os primeiros focos já foram controlados, mas os brigadistas precisam ficar por perto. As condições climáticas, temperatura alta, baixa umidade do ar e ventos fortes  dificultam o combate às chamas.

Apesar de persistir, o fogo dentro da área do parque, com 240 mil hectares de área, está sob controle. É nas áreas já fora do parque, longe das trilhas, que o combate se tornou mais intenso.

Dos 200 homens espalhados pela Chapada dos Veadeiros, 35 estão concentrados em combater o foco mais forte, no  vale do rio São Miguel.

O trabalho é coordenado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Conservação). “A gente está trabalhando com a chance de controlar todas as frentes de incêndio até o fim de semana”, afirma Christian Berlink, coordenador de prevenção e combate a incêndios do instituto.

Ele pondera, porém, que essa é uma estimativa otimista.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *