Home Notícias Bombeiros do GTA de Sergipe recebem treinamento permanente
0

Bombeiros do GTA de Sergipe recebem treinamento permanente

0
0

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Sergipe, criado em 2009 e subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), tem por objetivo planejar, comandar, fiscalizar e efetuar operações aéreas. De um efetivo de 23 profissionais que atuam no GTA, sete são do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), dos quais três são pilotos, três são tripulantes operacionais e um é mecânico de aeronaves.

Para se manterem aptos às funções recebem treinos obrigatórios todas às terças-feiras e opcionais às quintas-feiras. Os tripulantes operacionais e pilotos fazem semanalmente e de forma intercalada simulação de salvamento aquático com puçá – espécie de cesto usado para retirar vítimas no mar; de resgate com uso do equipamento Mcguire – um cabo pendurado no gancho localizado no fundo da aeronave, e de combate a incêndio florestal com a ferramenta bambibucket, que tem capacidade para captar 540 litros de água, além de outras atividades policiais e de defesa civil.

De acordo com o gerente de Segurança de Voo do GTA, capitão BM Danilo Carvalho, existe um programa de treinamento anual, em que são estabelecidos todos os exercícios e a evolução dos integrantes do grupamento. A capacitação permanente é fundamental para garantir a efetividade dos procedimentos e manter elevado o nível de segurança de voo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *